quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
11/12 no Banana Joe | Lançamento Oficial do DVD Ao Vivo - Pagode PontoCom
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Messe Brasil visita a Euromold para intercâmbio de conhecimento
A Messe Brasil aproveita a EuroMold uma das principais feiras de ferramentais, moldes e design da Europa, EUA, África do Sul, Rússia, Índia e China, realizada de 1 a 5 de dezembro em Frankfurt, na Alemanha, onde contata a Demat, organizadora do evento, para troca de conhecimento e das melhores práticas utilizadas na organização de feiras nos diferentes continentes. “Em termos de organização, as principais empresas de feiras do Brasil já seguem os padrões internacionais de qualidade, mas a troca de experiência é fundamental para que as melhores práticas de cada país possam ser compartilhadas”, comenta Spirandelli. Ele contatou associações de fabricantes de moldes de países como Índia, Turquia, China, Taiwan, Espanha e Canadá.
A 17ª EuroMold reúne 1384 expositores de 38 países, o que representa um crescimento de 2,2%. Distribuída em 65.000 m² a feira apresenta as mais recentes inovações em desenvolvimento de moldes, ferramentas, design e aplicação de produtos, disponíveis no mercado. São aguardados cerca de 60.000 visitantes. As conferências da EuroMold estão focadas nas tendências internacionais do setor, modernas práticas de design, protótipos e impressão em 3D e eficiência energética.
Assessoria de Comunicação
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 55 47 3451-3000 – 9911-5501
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Conheça Joinville
Vídeo sobre a cidade de Joinville, criado para captação de eventos nacionais e internacionais. Produzido pela Agência Movement em parceria com a produtora Conceito Cine Vídeo.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Fiesc e Messe Brasil lançam feira e congresso de energia
Primeira edição da Powergrid Brasil será de 19 a 21 de outubro de 2011 em Joinville com foco na geração e distribuição de energia e as novas tecnologias.
A tendências das empresas buscarem a otimização constante dos recursos energéticos, por meio de soluções focadas em fontes, equipamentos, tecnologia e infraestrutura para seu uso eficiente e sustentável, levou a Federação das Indústrias de SC (Fiesc), no papel de realizadora, e a Messe Brasil como organizadora, a estruturar a Powergrid Brasil – Feira e Congresso de Energia. A primeira edição está agendada para 19 a 21 de outubro de 2011, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville/SC.
O lançamento oficial acontece nesta terça-feira, 23 de novembro, na Fiesc, em Florianópolis/SC. Para Albano Schmidt, presidente da Câmara de Energia da Fiesc, a feira beneficia as empresas que fabricam produtos e dispõe de serviços nesse segmento, como transformadores, linhas de transmissão e softwares. “As indústrias e empresas de diferentes segmentos terão acesso ao que o mercado brasileiro disponibiliza em termos de tecnologia, sustentabilidade e economia, possibilitando otimização e aperfeiçoamento contínuo no uso dos recursos energéticos. É evidente que a consciência pelo consumo equilibrado é crescente entre as indústrias, o que amplia os investimentos em equipamentos e soluções cada vez mais eficientes”, enfatiza.
Schmitd comenta que o Brasil dispõe de tecnologia de ponta própria e conta com a matriz energética naturalmente sustentável das hidroelétricas, além de investir no desenvolvimento de tecnologias para energias limpas como álcool, etanol, aproveitamento de gases provenientes de dejetos suínos e de aterros sanitários, rejeitos industriais e florestais. “Pelo potencial produtivo, serviços instalados, tecnologia de elevado padrão e consciência sustentável, o Brasil caminha para se transformar no grande player mundial de energia”, acredita o presidente da Câmara de Energia.
A expectativa é reunir cerca de 100 empresas expositoras abrangendo diferentes setores como equipamentos industriais, geração, transmissão e distribuição de materiais para instalação, automação e instrumentação, meio ambiente, concessionárias de geração e transmissão, associações, bancos, entidades, publicações e serviços em geral.
Serviço
Powergrid Brasil 2011 – Feira e Congresso de Energia
Data: de 19 a 21 de outubro de 2011
Horário: das 14 às 21 horas
Local: Centreventos Cau Hansen – Joinville/SC
Organização: Messe Brasil
Assessoria de Comunicação
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 55 47 3451-3000 – 9911-5501
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Conheça a Asgar Centro de Dança
Um parceiro do Núcleo de Eventos Joinville
Referem-se as tradições, a uma região onde os seres humanos estavam isentos de doenças, preocupações, morte e limitações. Este lugar era denominado de País de Edermi (e daí veio a tradição do Jardim do Éden, para o médio-oriente e depois para o ocidente, nas tradições judaico-cristãs). Também recebiam outros nomes, como Reino de Asgardi, para os árabes; ou simplesmente Asgard.
Neste lugar, onde não haviam geadas, maremotos, vulcões e a natureza imperava absoluta com todo seu equilíbrio, também herdava o homem que ali chegasse, de uma plenitude infinita e um perfeito equilíbrio de todas as funções. Estes homens eram imortais, segundo as tradições.
Imaginando que a dança é uma arte e que eleva a alma humana, de uma certa forma, a algum tipo de encontro interno, percebemos que o “paraíso” terrestre encontra-se no próprio homem e que, desta forma, aqueles que se lançarem ao encontro da arte consigo mesmos, traçarão os caminhos para os Reinos da Consciência Maior ou o Reino de Asgard, das antigas tradições orientais.
ASGAR Centro de Dança tem o objetivo de promover em seus alunos, simpatizantes, admiradores e público algum contato com esta “dança-arte”, onde a técnica é apenas uma ferramenta e um degrau para que cada um alcance vôos maiores, através do aprimoramento e manutenção do corpo, das sensações com a evolução dos sentimentos e da consciência através dos estudos.
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Lançamento do Núcleo de Comunicação e Eventos da Ajorpeme
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Programação da 72ª Festa das Flores
Dia 11/11 (quinta) acontece a abertura da 72ª Festa das Flores, às 19h, no Complexo Expoville, com a Camerata Dona Francisca. O fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, patrono da 72ª Festa das Flores de Joinville, receberá uma homenagem na cerimônia de abertura. Depois, de 12 a 16 de novembro, a Festa as Flores tem diversas atrações culturais, todos os dias, das 9h às 22h, com entrada franca nos pavilhões.
Dia 12 (sexta) o destaque fica por conta da final do concurso para Rainha da 72ª Festa das Flores. São treze candidatas, representantes das secretarias regionais de Joinville, disputando o título.
Dia 13 (sábado) o destaque fica por conta do show nacional. Além disso, haverá a premiação do X Concurso de Bonsai.
Dia 14 (domingo) a Festa das Flores tem a delicadeza do balé com Jurei pro amor um dia te encontrar, da Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, às 19h, com apresentações de dança clássica e contemporânea.
No dia 15 (segunda) a banda de rock joinvilense Reino Fungi invade a Festa das Flores com uma sonoridade influenciada pelos anos 60, como o rock britânico dos Beatles, Kinks, The Who, Hollies, e a jovem guarda (Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps).
Dia 16 (terça), acontece a entrega da premiação do Concurso de Jardins e das Flores Campeãs.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
11 de novembro - Quinta-feira
- 19h30 – SOLENIDADE DE ABERTURA com CAMERATA DONA FRANCISCA
- 9h às 17h – Lançamento do Gibi Menino Caranguejo (com distribuição gratuita de exemplares)
- 9h30 às 11h – Apresentações do Projeto Dançando na Escola
- 12h – ALMOÇO MUSICAL com Grupo de Choro
- 14h às 17h – Apresentações do Projeto Dançando na Escola
- 18h – HORA DA DANÇA com Casa do Hip Hop Arte Inclusiva CHAAI e convidados
- 19h – Concurso da Rainha da 72ª Festa das Flores
- 10h às 12h – HORA DO TEATRO
- 12h – ALMOÇO MUSICAL com Os Regionalistas
- 14h – HORA DO CORAL com Cavalieri Cantanti
- 15h – DANÇANDO COM A 3ª IDADE
- 18h – Tambores Japoneses TAIKO
- 19h – SHOW
14 de novembro - Domingo
- 10h30 – Concerto Matinal – Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
- 12h – ALMOÇO MUSICAL com Álvaro e Magrão
- 14h – HORA DO CORAL com Babado de Saia
- 15h – DANÇANDO COM A 3ª IDADE
- 19h – CIA JOVEM DA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL - Espetáculo: Jurei pro amor um dia te encontrar
- 20h – SHOW ESPECIAL com Banda Nega Fulô (Curitiba – PR)
- 10h – CULTURA ALEMÃ
Coral da SOCIEDADE LÍRICA DE JOINVILLE
- 12h – ALMOÇO MUSICAL com Projeto Noel: Com que roupa?
- 14h – DANÇA DE SALÃO
- 15h – DANÇANDO COM A 3ª IDADE
- 17h – HORA DA DANÇA com Cheers Leaders, Maniacs Crew, Kaos Crew e Grupo de Dança do Colégio Machado de Assis
- 18h30 – GRUPO FOLCLÓRICO JOINVILENSE BOI DE MAMÃO
- 19h – Show com Banda Sultana
- 20h – SHOW ESPECIAL com Banda Reino Fungi
- 9h às 11h – Apresentações do Projeto Dançando na Escola
- 12h – ALMOÇO MUSICAL com Paulão e Trio
- 14h – Apresentação especial ESCOLA MUNICIPAL DE BALLET
- 15h – DANÇANDO COM A 3ª IDADE
- 18h – Premiação Concurso de Jardins (Conurb), Premiação Orquídeas Campeãs (AJAO) e Encerramento Oficial
- 19h – Free Band
Dia 12 – 9h – 6º CAFÉ FLOR E POESIA
Local: Escola Municipal Hermann Muller - Estrada Palmeira, s/n, Rio Bonito Pirabeiraba (3464-1395)
Inauguração do Jardim encantado com o orquidário e presença da Poetisa Roseana Murray (do Rio de Janeiro, com mais de 50 livros de poesia lançados)
Dia 12 – 14h - 1º Seminário Jardim Poético da Educação de Joinville
Local: Midas Armazém Cultural – Rua Dr. João Colin, 475 – Centro
Joinville - SC (Biblioteca Pública e-mail: biblioteca@joinville.sc.gov.br)
R. Tenente Antônio João, 4257
Sala B - Bom Retiro CEP 89223-100
FONES: (47) 3473- 0628
*programação sujeita à alteração
ATRAÇÕES DE 11 a 16/11
- 2ª Exposição Internacional de Orquídeas
- 5ª Feira Jardim, Casa e Lazer
- Exposição de Flores
- Mercado de Flores e Plantas
- Exposição “Biodiversidade em Santa Catarina”
- Praça Gastronômica
- Praça do Lazer
- Shows e apresentações culturais
- 11 e 12 - Palestras sobre cultivo de plantas ornamentais
- 13 e 14 - X Encontro de Bonsai da ANCB - Comemorações dos 10 anos com palestras e oficinas de cultivo
- 15 e 16 – Palestras sobre cultivo de orquídeas
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
72ª Festa das Flores | Joinville/SC
Todos os anos, no mês de novembro, Joinville fica repleta de cores e aromas: trata-se da Festa das Flores de Joinville, evento prestigiado por mais de 200 mil pessoas por ano, vindos de todo o Brasil e do exterior. O público não vem à cidade motivado apenas pela beleza das flores, mas também pelas atrações culturais, de lazer e gastronomia típica. Com mais de 70 edições, a Festa das Flores de Joinville é considerado o evento mais tradicional do gênero do sul do Brasil.
Além da exposição de plantas ornamentais e de flores – são mais de 4.500 exemplares de orquídeas selecionadas entre expositores nacionais e internacionais –, a programação da Festa reúne também, em um mesmo espaço, atividades como Mercado de Flores e Plantas, Feira Jardim, Casa & Lazer; Exposição de Carros Antigos, Artesanato e Palco Cultural. A 72ª Festa das Flores 2010 terá como tema a “Biodiversidade”.
Joinville – Cidade dos Príncipes, da Dança, das Flores
Com aproximadamente 500 mil habitantes, Joinville é o maior pólo industrial de Santa Catarina e detém o maior PIB do Estado, sendo um importante destino de turismo de eventos e negócios. Por outro lado, a cidade mantém uma grande reserva de Floresta Atlântica, o que leva a uma forte vocação para o turismo em áreas naturais, que inclui turismo rural e de aventura.
Urbana e rural, perto da serra e do mar: Joinville prima pela diversidade ambiental, devido a sua localização geográfica singular, mas também pela diversidade cultural, em razão de sua história. As terras que hoje formam o município pertenceram ao Príncipe de Joinville e à Princesa Francisca Carolina, irmã de Dom Pedro II. Esse passado tem traços preservados até hoje em alguns locais, a exemplo do Museu Nacional da Imigração e Colonização, instalado num prédio construído, em 1870, para servir de morada aos príncipes.
A partir de 1851, chegaram à cidade os primeiros imigrantes europeus, dentre eles os alemães, cuja influência se torna evidente nas construções em estilo enxaimel – características da região –, na culinária típica, e no zelo do joinvilense por suas flores e jardins. Referência na arte da dança (por ser palco do maior Festival de Dança do mundo e sede da única escola do Teatro Bolshoi fora de Moscou), Joinville também é especialista em outra arte: o amor pelo cultivo de orquídeas, que faz com que a Festa das Flores de Joinville encante famílias, jovens e amantes de flores há mais de 70 anos.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Curso Tático de Paintball em Jaraguá do Sul/SC
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Curso de Escalada em Rocha
Esporte com profissionalismo e responsabilidade
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Festival de Dança de Joinville finalista do Prêmio Caio da Década
Foto: festivaldedanca.com.br |
Um orgulho para a cidade, para a arte, para a cultura, para a dança, para os eventos e para quem direta ou indiretamente faz parte do maior festival de dança do mundo.
Parabéns Instituto Festival de Dança de Joinville!
Parabéns Joinville!
Revista Eventos classificou o Festival como um dos três maiores da década Premiação ocorre no Rio, dia 29 de outubro
Reconhecido pela qualidade artística e profissionalismo, o Festival de Dança de Joinville atinge um patamar que lhe permite estar entre as grandes atrações culturais do Brasil. Isto porque ele está entre os finalistas do Prêmio Caio da Década, o mais importante no mercado de eventos, na categoria Evento Artístico Nacional. A premiação é oferecida pela Revista Eventos, uma das principais publicações do segmento no Brasil.
O Prêmio Caio chega à sua 11ª edição em 2010 e o Festival de Joinville - premiado como evento artístico em 2002 - agora já é considerado um dos três melhores da década, concorrendo para emplacar como melhor dos últimos dez anos e ficar com o cobiçado "Jacaré de Diamante". A cerimônia de premiação ocorre no dia 29 de outubro, no Centro de Convenções Sul-América, no Rio de Janeiro, onde serão conhecidos os melhores em cada uma das 50 categorias, após serem avaliados por uma comissão julgadora composta por 21 profissionais especializados do trade turístico, artístico, cultural e de eventos. Estar entre os finalistas garante ao Festival de Dança de Joinville o direito à utilização do selo Prêmio Caio® em campanhas publicitárias e demais meios de comunicações oficiais do evento, como site.
Para o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz, a importância desta indicação ao Jacaré de Diamante é muito grande, afinal, o Festival é um evento fora do eixo Rio-São Paulo e isso mostra sua importância e grandiosidade, já que concorre com outros de destaque. "Desde 2002, quando ganhamos o Prêmio Caio, passando pelo reconhecimento do Guinness Book como maior festival de dança do mundo em 2005, notamos uma evolução que se percebe até hoje, com a indicação entre os três melhores do País", destaca Ely Diniz.
Em 2010, na 28ª edição, o evento contou com cerca de 6.500 bailarinos, coreógrafos, diretores, cursistas e seminaristas e foi assistido por mais de 230 mil pessoas em palcos montados em toda a cidade, além do Centreventos Cau Hansen, onde ocorre a mostra competitiva, que contou com a participação de grupos de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de países como Argentina e Paraguai.
sábado, 16 de outubro de 2010
Modelo básico de manual do expositor
Quais os itens devem constar no manual do expositor de uma feira?
Feira é uma exposição organizada de forma que as empresas de um segmento específico possam expor e demonstrar os seus novos produtos e serviços. Algumas feiras são abertas ao público, enquanto outras só podem ser freqüentadas por profissionais do setor e membros da imprensa.
É um evento com eficácia comercial, por estabelecer o contato direto entre empresa e usuário. O principal objetivo de uma feira é proporcionar contatos com os canais de comercialização.
As feiras em ambientes institucionais normalmente acompanham eventos acadêmicos e de classe, objetivando aproximar o público técnico dos interesses comerciais das empresas expositoras.
Se você for realizar uma feira é necessário e importante que elabore um Manual do Expositor para que seja disponibilizado aos expositores. O manual é elaborado visando orientar o expositor em suas ações, deveres e obrigações que deverão cumprir antes e durante sua permanência na área de exposições.
Nele devem estar contidas, informações técnicas quanto à montagem, decoração e desmontagem dos estandes, normas de funcionamento, exposição de produtos, informações administrativas e orientações gerais.
Lembramos da necessidade de planejamento para o cronograma de datas e horários de funcionamento da feira; pois os cumprimentos rígidos dos prazos e horários são importantes para atingir da melhor forma, os objetivos dos eventos promovidos pela empresa promotora.
É importante que o expositor não deixe de dar conhecimento à montadora/decoradora de seu estande, do conteúdo do Manual/Regulamento.
Alguns itens para elaboração de seu manual:
1. INFORMAÇÕES DO EVENTO
- O Evento
- Objetivo
- Local
- Localização
- Layout
- Datas e horários
- Comunicações e correspondências
- Montadora oficial
- Setores envolvidos
- Custo da feira
- Exposição de logomarca
- Decoração do estande
- Datas e horários de funcionamento
- Período de montagem
- Abastecimento dos stands
- Período de realização
- Período de desmontagem
- Observações
- Normas do horário de funcionamento
- Limites de operação
- Danos causados ao pavilhão
- Demonstração de equipamentos
- Distribuição de brindes
- Participação de outras empresas
- Visitação
- Distribuição de convites
- Credenciamento
- Segurança
- Estacionamento
- Materiais
- Entrada de materiais
- Retirada de materiais
- Desmontagem dos stands
- Seguro
- Serviços de infra-estrutura
- Energia elétrica
- Hidráulica
- Telefonia
- Limpeza
- Normas de segurança
- Instalações especiais
- Extintores de incêndio
- Materiais perigosos
- Equipamentos de proteção individual
- Trabalho em estrutura alta
- Normas legais
- Responsabilidade
- Direitos autorais
- Taxas e licenças
- Ambulância / Pronto Socorro
- Contratação de serviços temporários
- Trabalho de menores
- Música ambiente
- Circulares
- Credenciamento do expositor
- Credenciamento de funcionários do expositor
- Credenciamento da equipe de segurança e limpeza
- Credenciamento da montadora
- Termo de responsabilidade de montagem
- Ficha de entrada e saída de materiais
- Solicitação de crachás
- Disposições gerais
- Realização
- Áreas do local de realização
- Localização das áreas de exposição
- Sonorização
- Sinalização
- Alterações de área
- Transferência de direitos
- Cancelamento da participação
- Casos omissos
- Foro
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Projeto básico para evento
Como fazê-lo?
Lacombe (2003, p. 162) define planejamento como “um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”.
Meirelles (1999, p. 37) considera o planejamento um “fator fundamental ao desenvolvimento de qualquer atividade e, de modo especial, para a organização de eventos, permitindo a racionalização das atividades, o gerenciamento dos recursos disponíveis e a implantação do projeto”.
Portanto, podemos dizer que o planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
Embora a concepção e o planejamento sejam essenciais para execução de um evento, é necessário que a pessoa responsável pelo projeto do evento tenha conhecimento de como escrevê-lo. Dessa forma, para ajudá-lo a elaborar o projeto de evento, em que podemos definir como um resumo da idéia do evento, colocando no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento das atividades de um evento; na sequência um modelo básico de projeto para que você possa adequar ao seu evento.
1. EVENTO
- Empresa promotora
- Empresa organizadora
- Cidade-sede
- Local do evento
- Tema
- Objetivo geral e específicos
- Justificativa
- Público-alvo
- Número previsto de participantes
- Descrição do evento
- Período de realização do evento
- Inscrições e informações
- Recursos necessários: Humanos, Materiais, Divulgação, Audiovisuais etc.
- Instalações
- Serviços: Logística, Hospedagem, Alimentação, Sonorização, Decoração, Estacionamento, Segurança, Limpeza, Foto e Filmagem etc.)
- Demais serviços
- Infra-estrutura
- Divulgação interna e externa
- Previsão orçamentária
- Cronograma
- Resultados esperados
- Pós-evento
JEAN DA SILVA MARTINS
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Briefing básico para seu evento
Um modelo para adaptar à necessidade de seu cliente
O briefing é um conjunto de informações, cuja coleta de dados se dá por meio de uma entrevista detalhada com seu cliente, para melhor compreender o que ele realmente deseja e ao mesmo tempo propor alternativas que atendam as suas necessidades; sendo uma etapa importante para o desenvolvimento de um evento ou de uma atividade a ser realizada.
A seguir um modelo básico que você poderá adaptar ao tipo de evento que seu cliente pretende realizar:
MODELO BÁSICO
1. EVENTO
Título:
Objetivo principal do evento:
Qual a tipologia do evento?
Há tema definido? ( ) sim - qual? ( ) não
2. PÚBLICO-ALVO
Quem?
Perfil do público-alvo:
Qual a instituição/empresa?
Qual o curso/setor?
Número estimado de participantes diretos e indiretos:
3. PERÍODO
Data: ____/____/____ ( ) Horário: ____ às ____
Existe um local determinado para o evento? ( ) sim - onde? ( ) não
4. PROGRAMA
Existe um programa/roteiro do evento? ( ) sim ( ) não
Qual e quem é o responsável?
5. HOSPEDAGEM
Inclui hospedagem? ( ) sim ( ) não
Qual a categoria dos hotéis a serem utilizados?
6. TRANSPORTE
Qual o meio de transporte que será utilizado para esse evento?
Existe empresa transportadora oficial do evento? ( ) sim - qual? ( ) não
7. VERBA
Existe verba prevista? ( ) sim ( ) não
Qual o valor estimado?
8. CONVIDADOS E AUTORIDADES
Quem são os convidados e autoridades?
Qual o diferencial de serviços e as honras que são oferecidas a eles?
9. IDIOMA
Qual o idioma oficial do evento?
( ) Português ( ) Espanhol ( ) Inglês ( ) outro:
10. DIVULGAÇÃO
Como será feita a divulgação?
Quais veículos de comunicação serão utilizados?
Existe logotipo do evento? ( ) sim ( ) não
Criar material de divulgação de acordo com o tema e utilizar o logotipo e cores especiais.
11. RECURSOS HUMANOS
Quantidade:
Com que qualificação?
Para esse evento, haverá a contratação de outros prestadores de serviços?
12. SERVIÇOS
Quais serviços serão necessários?
( ) coffee break - sugestão:
( ) buffet para almoço/jantar - sugestão:
( ) decoração (tampão de mesa, toalha, sobre toalha, arranjo de mesa, cenário etc.)
( ) musical (banda, dj etc)
( ) sonorização
( ) serviços gráficos (convites)
( ) assistência médica hospitalar
( ) assessoria de imprensa
( ) filmagem
( ) fotografia
( ) audiovisuais
( ) iluminação
( ) becas
( ) recepcionistas
( ) mestre de cerimônia
( ) seguranças
( ) taxas (ECAD, Polícia Civil e Militar, Bombeiro, Vigilância Sanitária, Fundema etc.)
( ) tradução simultânea
( ) outros - especificar:
13. COMISSÃO ORGANIZADORA
Existe uma comissão organizadora? ( ) sim ( ) não
Quem são os contatos?
14. EM CASO DE FORMATURA, VOCÊ PODE AINDA ACRESCENTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ROTEIRO
Será quantos membros na mesa de honra?
Quem são?
Representante da Reitoria:
Paraninfo:
Patrono:
Nome de Turma:
Homenageado:
Amigo de Turma:
Os membros da mesa saem da(os) ( ) 1ª fileira ( ) fundos, para compor a mesa
Não há requerimento de grau? ( ) sim - quem fará: ___________ ( ) não
Da abertura oficial ao hino nacional, a mesa e formandos: ( ) sentam ( ) ficam de pé
A outorga é realizada apenas para: ( ) 1 ou 2 formandos representando-os ( ) p/ todos
O capelo é colocado em que momento?
Quem faz a entrega do diploma simbólico? ( ) paraninfo ( ) patrono ( ) outro:
Cumprimenta-se: ( ) apenas o Presidente da mesa e Paraninfo ( ) todos da mesa
Após a outorga de grau é realizada assinatura da ata? ( ) sim ( ) não - em que momento?
A leitura do livro ata é realizado após a outorga? ( ) sim – quem faz? ( ) não - em que momento?
Quem discursará? ( ) orador ( ) paraninfo ( ) patrono ( ) outro:
Quantas homenagens serão realizadas? _____ / Para quem/quem fará/o que será?
- Deus, Familiares, Pais etc./________________/Leitura de Texto
- Patrono/______________________________/Flor ou Placa
- Paraninfo/_____________________________/Flor ou Placa
- Outros:
DEMAIS OBSERVAÇÕES (destaque outras informações que julgar relevante para seu evento)
NÚCLEO DE EVENTOS JOINVILLE
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Sua formatura
Você formando já conhece o processo para se organizar uma?
Antes de pensar em formatura, você deve entender em como inicia o processo de sua formatura, para se chegar a solenidade de outorga do grau. É ideal que você faça parte de sua comissão de formatura ou possa contribuir com a comissão em informações e dicas que você tenha conhecimento; é claro de forma legal e transparente.
A partir de agora iremos tratar sobre este assunto em quatro fases - concepção | pré-evento | evento | pós-evento.
CONCEPÇÃO
A turma quando pensa em formatura, logo fala em constituir a comissão de formatura, mas lembre-se o ideal é que a comissão seja escolhida em votação em que todos da turma participem, de forma secreta ou não. A partir da escolha dos membros que irão representar a turma, se dará o início do processo de formatura. Após a escolha, deve-se elaborar o Estatuto de Formatura a qual regulamentará todas as ações da comissão de formatura e de seus cargos (presidente, vice-presidente, secretário, vice-secretário, tesoureiro 1, tesoureiro 2 e conselheiros), bem como as obrigações e deveres de todos os alunos da turma e da própria comissão. É importante que o estatuto seja registrado em cartório para dar legitimidade ao documento e às decisões tomadas em assembléia.
Portanto, após a eleição para comissão de formatura, definição de cargos e funções, e elaboração do estatuto, deve-se a cada reunião realizada seja para definir algo ou até mesmo dar algum comunicado, redigir a ata que deve ser assinada pelos presentes (compre um livro ata e faça deste o livro de registros de tudo que se fala e que se decide). Inclusive registre a forma que foi feita a eleição e até mesmo como foi escolhido os cargos e sua funções. Com o livro ata em mãos e com os registros de tudo o que foi tratado em cada reunião, ninguém poderá dizer que não sabia ou que ninguém o informou.
Com essas definições já estabelecidas, procure o departamento de sua unidade educacional que é responsável por formaturas; é ele que dará suporte em questões relacionadas a instituição, assim como data ou período específico para o ato, protocolo a ser seguido entre outras informações pertinentes a instituição e a colação de grau.
Com essa fase inicial já bem definida (comissão de formatura estabelecida, estatuto elaborado e o conhecimento da importância da ata em cada reunião), vamos dar sequência em como escolher as empresas que farão parte de seu evento.
PRÉ-EVENTO
No primeiro momento, procure saber quais as empresas organizadoras atuam em sua cidade ou região, você depende dessa pesquisa para melhor escolher a empresa que irá organizar seu evento. É importante que a comissão de formatura, após a pesquisa do nome das empresas, procure visitar os eventos organizados por ela ou até mesmo conversar com comissões de formatura que contrataram os serviços dela para obter detalhes de como procede a tal empresa pesquisada. Procure verificar se a empresa é realmente constituída e qual sua credibilidade no mercado. Se atente a esse detalhe, muitos falam mal da empresa sem ao menos saber o que gerou o problema que ela comenta. É mais fácil falar da empresa que não está para se defender do que assumir seus prórpios erros. Por isso a importância da procedência da informação.
Lembro, que a empresa escolhida lhe acompanhará até o dia de sua formatura. Por isso faça a melhor escolha, e esta escolha cabe a comissão de formatura e a turma tomar. Essa decisão não é nem da instituição em que vocês estudam e nem mesmo dos seus professores, isso cabe a comissão; pois quem vai pagar toda a conta é vocês formandos, salvo é claro quando a instituição estabelece, data, hora, local, empresa e os outros serviços, e neste caso se a instituição de ensino for arcar com as despesas; caso contrário a decisão da empresa a organizar cabe aos formandos.
Feito isso, é importante e se faz necessário que você saiba que formatura é um evento, e ele é composto de serviços em que estão envolvidos outras empresas terceirizadas e muitos profissionais em cada área específica. Mas que também merece um cuidado especial na hora da contratação. Muitas vezes as empresas buscam inserir em seu orçamento todos os serviços que compõem o evento, mas a comissão pode optar em contratar separadamente ou permanecer como está, inclusive solicite os orçamentos com detalhes no que vocês estarão pagando. Um exemplo: a comissão pode contratar a banda que vai tocar em seu baile, locar as becas em empresas especializadas, fazer os convites em empresas próprias para este serviço ou até mesmo contratar o mestre de cerimônia que desejar entre outros serviços. Não deixe que empresas tornem o orçamento rígido e sim que você cliente possa optar pela flexibilidade, caso deseje.
Se você já chegou até aqui, e definiu membros da comissão, elaborou estatuto e constantemente registra em ata as reuniões e comunicados à turma, procurou a unidade de ensino para verificar sobre os procedimentos protocolares da solenidade, definiu o dia/mês/ano do evento e fez sua melhor escolha na empresa organizadora; você deve definir prazos. Como assim? Com a data já definida para o evento, você deve elaborar um cronograma para rigorosamente seguir, se enquadrando no tempo de seus estudos - 2, 3 ou 4 anos, assim como: se o curso é de 2 anos = 4 semestres, e antecedendo a data da formatura, 30 dias no mínimo os convites devem estar na mão de todos os alunos; no 3º semestre deve ser definido a empresa responsável pelos convites, para que antes do término do mesmo semestre seja tirada as fotos do convite (lembro, mesmo os que não forem realizar a colação por quaisquer motivos pessoais, é importante que também esteja nas fotos, até porque depois de ele mesmo se vê na elaboração do convite, acaba sendo motivador para que ele possa mudar de idéia), nessa fase é importante que além dos comunicados e informações sobre o evento, esteja claro para todos os formandos qual o traje do baile que os convidados poderão trajar, este é um dos itens que mais problema dá, caso a comissão não deixe claro para turma - até porque o traje também deve estar definido para inserção no convite do baile, e o que a comissão estabelecer a empresa acatará, por isso deixem claro para todos; no 2º semestre deve ser definido o local, banda e demais serviços e os detalhes do evento, bem como arrecadação de diversos tipos para fins de ajudar na formatura (rifas em datas especiais, eventos etc.). É bacana também, realizar confraternizações entre a turma, como festas, churrascos entre outros, e convidar a empresa organizadora para realizar a cobertura com fotos e vídeo, para a montagem do clip da turma (é claro se a cobertura de evento estiver incluso no contrato de prestação de serviço).
Ao contratar todos os serviços e estar com o livro ata em dia com todas as anotações, arquive todos os contratos que vier a assinar (organização, decoração, banda, convite, beca, mestre de cerimônia, ambulância, segurança etc.) e até mesmo as cópias de taxas e álvaras dos órgãos competentes, bem como cópia da guia do ECAD (Direito Autoral). É importante que os formandos estejam cientes do que estão pagando, até mesmo porque o valor total do evento está sendo pago pela turma toda (em parcelas definida pela comissão e acordado pelos demais alunos) e para que o sonhado e planejado dia de muito esforço e dedicação de todos, esteja sendo transformado em um evento imensurável pela importância, beleza e emoção.
Portanto, não deixe para tomar decisões no último semestre, deixe este somente para ajustes; lembre-se que ao término do curso vem o trabalho final em que todos tem seu desgaste pessoal, então o quanto antes escolher e melhor decidir se alinhando as necessidades e possibilidades da turma e dentro de seu cronograma, mais belo ficará o evento e menor será o estress próximo dele. Todo esforço valerá a pena!
EVENTO
Após o ensaio descontraído quatro dias antes, é chegado o grande dia; dia em que a ansiedade toma conta de todos envolvidos direta ou indiretamente, mas que é um momento que ficará marcado na história de vida de cada um. Nesse dia os formandos devem chegar ao local do evento 2 (duas) horas antecedendo o horário oficial, para ajustes finais na beca, assinatura de ata da instituição, fotos, conferência de nomes e presenças, entre outros detalhes.
É importante que na colação todos os formandos estejam de calça preta, camiseta básica de preferência preta e sapato preto, para que não tenha contraste por baixo da beca. As mulheres devem fazer um penteado simples para que não atrapalhe na utilização do capelo, sendo que após a outorga do grau o capelo permanecerá na cabeça até o término da colação.
Este dia estará repleto de amigos, familiares e muita emoção, por isso você será o centro das atenções e faça desse momento, um momento único e mágico; no momento em que seu nome for anunciado, num passe de mágica passará em sua mente todos os momentos bons e ruins de seu período escolar, mas saberá o quanto tudo valeu a pena. Quem já se formou algum dia, conhece este sentimento e com certeza tem muita saudade deste grande dia!
É seu dia, celebre, comemore e estravasse em seu baile de formatura, é apenas o fechamento de um ciclo em sua vida. Muitos ainda virão e todos devem ser aproveitados com a mesma energia e intensidade.
PÓS-EVENTO
Nesta fase após a realização do seu grande dia, procure além de arquivar os documentos relativos a contratação das empresas, procure também agradecer se julgar importante a empresa, e a todos os alunos da turma que de alguma forma contribuíram para a conquista pessoal da turma; e também procure à instituição de ensino para requerer deu diploma, ao contrário do que muitos pensam o que é entregue no ato da colação é um certificado que o formando colou grau naquele dia, e que temporariamente é aceito para alguns fins até o diploma oficial ser emitido. Em algumas instituições (verifique o procedimento em sua instituição) é necessário que o aluno vá pessoalmente requerer o diploma, e que alguns casos demora meses até estar pronto, isso acontece porque no caso de faculdades é necessário enviar os diplomas à Universidades para registro do mesmo.
Espero que eu tenha contribuído para melhor planejar sua formatura.
O planejamento e a comunicação transparente entre todos os envolvidos com sua formatura, fará do evento um belíssimo e tranquilo espetáculo. Boa sorte!
www.centerdesign.com.br
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
GRUPO PAGODE PONTOCOM
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
12 de outubro | Universo das Crianças
Em sua 9ª edição fazendo a alegria das crianças
Se voltar no tempo, iremos constatar que não muito distante faltará espaço para abrigar este evento que sempre foi um sucesso. Em sua 1ª edição saindo das dependências da KG e a cada ano aumentando em mais uma quadra na Max Colin; depois de passar pelo Centreventos Cau Hansen e atualmente na Expoville, observa-se a evolução, credibilidade e seriedade em prol dos objetivos do evento, isso tudo agregado aos parceiros que sempre estiveram lado a lado com esses objetivos. Esse será mais um ano de sucesso nesse grandioso evento, comemorativo às crianças.
Faça parte você também, seja um parceiro deste belíssimo evento que encantará as crianças de Joinville e região no dia 12 de outubro das 9 às 13h na Expoville - Joinville/SC.
DOE BRINQUEDOS - Faça uma campanha em sua empresa e promova esta idéia com seus colaboradores. As crianças e a organização do evento agradecem!
Seja Parceiro e faça uma criança feliz! Parabéns pelo evento e sucesso à organização.
UNIVERSO DAS CRIANÇAS 2010
O “Universo das Crianças” é uma realização festiva social e cultural que se destina e às crianças de todas as idades e seus familiares (mais de 50 mil pessoas), da cidade de Joinville e da região norte de Santa Catarina, e é realizado todos os anos no dia 12 de outubro, em Comemoração ao Dia das Crianças.
A programação deste evento é totalmente gratuita e apresenta ações com características sociais, educativas e de desenvolvimento comunitário, enfocando assuntos importantes, como saúde, meio ambiente, educação, cidadania, convivência social, lazer, entretenimento, cultura, bem estar, qualidade de vida e esporte. Ainda, esta programação é realizada pelos artistas, esportistas e pelos voluntários das organizações parceiras por meio de interações em seus estandes, nos palcos, nas oficinas educativas, nos desfiles e por meio de performances.
O “Universo das Crianças” objetiva oportunizar às organizações parceiras (empresas privadas e públicas, organizações não governamentais, associações, entidades, sindicatos etc.) o desenvolvimento de práticas sociais, a agregação de valor social à sua marca e a interação direta com a comunidade.
Obrigado por sua atenção e o seu interesse. Participe desta iniciativa, seja um Parceiro, realize também uma Ação Social, venha e faça uma criança feliz no UNIVERSO das CRIANÇAS!
Mais informações: http://www.universodascriancas.com.br/
Twitter: @universocrianca
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Sucesso da Metalurgia 2010
Exposição reúne 23 mil visitantes de 19 países e 14 estados brasileiros, com destaque para profissionais dos segmentos de fundição e automotivo.
A Metalurgia 2010, realizada de 14 a 17 de setembro, nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC, reunindo 450 expositores, já está com quase todos os espaços renovados para 2012, devido aos pedidos de reserva/renovação de espaços dos atuais expositores, incluindo solicitações de ampliação de áreas, e novos expositores interessados em participar. Para abrigar essa demanda, a Messe Brasil, organizadora do evento, já avalia um espaço alternativo para abrigar uma possível ampliação do evento. “Os dois pavilhões já foram 100% ocupados e para garantir esse crescimento, precisamos ampliar nossa estrutura física por meio de alternativas temporárias ou permanentes”, comenta Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil.
A feira recebeu 23 mil visitantes, 15% acima do público de 2008, vindos de 19 países e 14 estados brasileiros, com maior representatividade dos segmentos de fundição e automotivo, além de engenharia, eletrônica, eletroeletrônica, eletrodomésticos, serviços, entre outros. O principal percentual de visitantes, 39% é de decisores das organizações, 18% da área de pesquisa e 12% de planejamento. As principais áreas de interesse dos visitantes são matérias-primas, máquinas, equipamentos, insumos, fundidos, meio ambiente, modelação, ferramentaria e projetos.
A previsão dos organizadores é que a geração de negócios durante a feira e nos seis meses seguintes supere os R$ 450 milhões, em função de negociações e contatos iniciados no evento. Vários expositores já anunciaram a renovação dos contratos para 2012, satisfeitos com o sucesso dessa edição.
A percepção dos expositores
A Euroair especializada em soluções de meio ambiente já renovou o contrato para a Metalurgia 2012, mantendo a presença de seguidos anos. “A feira em Joinville sempre traz excelentes resultados para a empresa, inclusive melhores que exposições similares em SP. A localização é estratégica e atrai visitantes de todo o Sul, Sudeste e de outras regiões e países”, comenta Remo Camarotto, diretor da Euroair. A empresa anunciou o fechamento de dois projetos durante a Metalurgia, totalizando R$ 5 milhões. Segundo o dirigente os produtos da Euroair têm uma aceitação cada vez maior em todas as regiões do país, além da empresa atender os mercados da Argentina e Chile, e fornecer materiais para uma empresa parceira na Itália. Camarotto elogia a organização e beleza visual do evento. “Parece uma feira européia”, reforça.
A Votorantim Metais é outra empresa que já visualiza um novo espaço na Metalurgia 2012. Esse ano participou com o lançamento do manual Zamac, suprindo a carência de informação técnica desse produto no mercado. “A feira é estratégica pela força do pólo industrial da região que viabiliza oportunidades em zinco (presente na feira) e alumínio”, afirma Nataly Yuko Yoshino, do marketing de zinco da Votorantim Metais.
A Tupy novamente fez de sua presença da Metalurgia a oportunidade para aproximar o público visitante de produtos finais como automóvel, caminhão, trator e outras máquinas, para os quais a empresa fornece componentes, especialmente blocos e cabeçotes de motor. Para acomodar todos os veículos e ainda um gerador de energia, a empresa ocupou a maior área entre todas as negociadas, cerca de 400 m2. O veículo que de fato movimentou o estande da Tupy, atraindo uma multidão de curiosos, foi um carro Toyota Camry, da Fórmula Nascar, trazido dos Estados Unidos especialmente para a exposição. Ainda que não tenha saído do lugar, o Camry fez muito barulho e foi objeto de admiração dos apaixonados por velocidade. O motor desse veículo, desenvolvido pela Toyota Racing Development (TRD), está montado em um bloco fabricado pela Tupy em ferro fundido vermicular. O carro traz a assinatura do piloto Brian Vickers, da equipe Red Bull, que disputa a principal série da Nascar, a Sprint Cup. Um dos principais objetivos da Tupy, ao patrocinar e estar presente na Metalurgia, é mostrar à própria comunidade seu posicionamento atual, como uma das maiores fundições do mundo. “Queremos que Joinville se orgulhe do que possui, como a tecnologia de ponta para competir com igualdade no cenário internacional”, afirmou Luis Carlos Guedes, vice-presidente de operações e engenharia da Tupy.
A Vick levou para a Metalurgia uma inovação tecnológica para as fundições, um equipamento que permite reciclagem e quase 100% de reaproveitamento da areia de fundição. O principal diferencial é a operaração na superfície, o que lhe atribui o conceito de sustentabilidade. Os demais modelos disponíveis no mercado necessitam de um buraco abaixo do equipamento para funcionar, o que aumenta o risco de contaminação do meio ambiente. “Essa é a melhor feira em qualidade de visitante e pelos contatos realizados já garantimos nossas vendas até o primeiro semestre de 2011”, comemora Edson Vick, diretor-presidente da Vick.
O Grupo Voges, uma das maiores fundições do Brasil, estreou bem sua participação na Metalurgia e pensa em ampliar a participação na próxima edição. “Nossa presença é estratégica nessa região que ‘respira’ fundição, onde fizemos bons contatos”, destaca Roberto Viero, diretor geral da Fundição Voges. A empresa está construindo uma nova unidade industrial que amplia a capacidade produtiva em 80%, com início de operação previsto para 2012.
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo – Sindimetal trouxe para a feira 12 empresas associadas, oportunizando a presença de pequenas e médias. “A região é estratégica para nossos associados e possibilitou bons contatos e possibilidades de negócios”, diz Paulo Ziegler, secretário-executivo de desenvolvimento industrial do Sindimetal.
Principais números
450 expositores em 283 estandes – aumento de 12% em relação a 2008
20 mil m² de área – 15% superior a 2008
23 mil visitantes – 15% superior a 2008
39% de decisores, 18% da área de pesquisa e 12% de planejamento
Estimativa de negócios – R$ 450 milhões em até seis meses pós-feira
Países visitantes
Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, EUA, França, Grã Bretanha/Irlanda, Índia, Itália, México, Paraguai, Peru, Tailândia e Venezuela.
Estados visitantes
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Fonte das informações:
Assessoria de imprensa
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 47 3451-3000/9911-5501
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Formatura Administração e Pedagogia | 2010
Agradeço a Comissão de Formatura, a Empresa Consoli Eventos e demais formandos. Todos os eventos até hoje apresentados por mim, foram especiais porque faço o que gosto e quando fizemos o que gostamos, fazemos com dedicação, comprometimento e amor; mas essa solenidade foi mais especial porque pude apresentar a formatura da minha única irmã, que aliás estava radiante pela conquista alcançada.
Essa formatura estava repleta de beleza, conquista e muita emoção.
Obrigado a todos e Parabéns aos formandos e a Consoli Eventos na pessoa da Executora do Evento, Srta. Stefânia e sua equipe.
Sucessos!!!
Sítio Novo - 11 set. 2010
Fonte: Arquivo Pessoal da formanda Ariane da Silva Martins
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
4º Big Game SC
O Paintball Cenário em destaque
O evento ocorreu de 10 a 12 de setembro na Vila Bandeirantes em Pirabeiraba - Joinville/SC, reunindo aproximadamente 200 jogadores dos estados de SC, PR, RS e SP.
Vídeo: Jornal do Almoço RBSTV - Joinville/SC - 13 set. 2010
domingo, 12 de setembro de 2010
Metalurgia 2010
Serviço:
Metalurgia 2010 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: de 14 a 17 de setembro de 2010
Horário: das 14 às 21 horas
Local: Expoville – Joinville/SC
Organização: Messe Brasil
Credenciamento on-line: www.metalurgia.com.br
Fonte das informações:
Assessoria de Imprensa
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 47 3451-3000 / 9911-5501
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Tecnólogo em Eventos
O Tecnólogo em Eventos e sua profissionalização
Curso Superior de Tecnologia
É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, tendo em vista ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.
É aberto, como todo curso superior, a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços e estão aptos à continuidade de estudos em nível de pós-graduação.
Tecnólogo em Eventos
Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia; o Tecnólogo em Eventos atua em instituições de eventos, de turismo e em meios de hospedagem, prestando serviços especializados no planejamento, organização e execução de eventos sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, de lazer e outros. Domínio dos códigos funcionais e dos processos de interação dinâmica de todos os agentes integrados ao turismo e os variados aspectos culturais, econômicos e sociais da região em que atua, com consciência crítica acerca das orientações éticas, ambientais e legais, são fundamentais na atuação deste profissional.
O cenário apresentado é complementado pela área acadêmica que cada vez mais enfatiza a importância do setor por meio da estruturação de cursos de graduação e especialização de eventos, bem como na promoção de pesquisas e debates entre profissionais. Isto respalda o mercado quanto ao suprimento crescente de mão de obra qualificada; destaca a ABEOC Associação Brasileira de Empresas de Eventos).
Profissionalização
Os eventos surgem como uma prática especializada em planejar e organizar eventos, e que requer uma busca constante de alternativas de desenvolvimento norteada pelas características de cada tipo de evento, e principalmente, pela qualidade na gestão destes eventos, exigida por um mercado que alavanca a economia de uma localidade e que requer cada vez mais a profissionalização no setor.
Tal a relevância e a dinâmica do setor, o tecnólogo em eventos e sua profissionalização acabam surgindo como peça fundamental neste cenário ao mesmo tempo complexo, exigível e competitivo; mas fascinante pelos objetivos alcançados e sonhos realizados, e que se torna imprescindível a organização planejada de eventos, e que de certa forma ganham mais espaço no mercado com a regulamentação da profissionalização do tecnólogo em eventos conforme Resolução Normativa Nº 374, de 12 de novembro de 2009 do CFA. Baseado na RN nº 374/2009 o CRA/SC registrou em Joinville/SC o 1º Tecnólogo em Eventos de Santa Catarina. É o Tecnólogo em Eventos conquistando seu espaço no mercado e na legalidade do profissional no setor.
domingo, 29 de agosto de 2010
Paintball Cenário
Em setembro Joinville vair receber jogadores e apaixonados por paintball para a 4ª edição do Big Game SC - Operação Manda Brasa, que reunirá aproximadamente 200 jogadores dos estados de SC, PR, RS, SP e demais estados brasileiros. O evento ocorrerá de 10 a 12 de setembro na Vila Bandeirantes em Pirabeiraba - Joinville/SC; e tem como objetivo fortalecer o ciclo de amizade e o esporte no cenário catarinense e brasileiro.
Paintball Cenário é no 4º Big Game SC - Operação Manda Brasa.
Conheça você também o que é Paintball Cenário.
Mais informações - Comunidade Orkut: Sniper Paintball Joinville
sábado, 28 de agosto de 2010
Interplast 2010 consolida R$ 400 milhões em negócios
Número de visitantes chega a 25 mil, vindos de 19 países e 23 estados, com destaque para profissionais e empresários dos segmentos de embalagem, automotivo/autopeças, construção civil e linha branca.
O clima de satisfação é unânime nos estandes da Interplast 2010. Expositores comemoram o fechamento de negócios e importantes contatos que prometem resultados pós-feira. De acordo com a Messe Brasil, organizadora do evento, a estimativa de negócios nos cinco dias de evento e nos próximos seis meses, reflexo dos contatos iniciados, deve ultrapassar os R$ 400 milhões. O número de visitantes chegou a 25 mil, com profissionais vindos de 19 países, 22 estados brasileiros e do DF. Os segmentos de embalagem, automotivo/autopeças, construção civil e linha branca foram os de maior número no evento.
A Steelmach, fornecedora de máquinas e equipamentos importados, consolidou a venda de cinco máquinas durante a feira. Entre os equipamentos comercializados está o lançamento da empresa, uma máquina elétrica, livre de óleo e de ruído, compacta e que economiza 70% de energia em relação às convencionais. “Estamos satisfeitos com o resultado da feira e com a presença no mercado potencial, dinâmico e concorrido do sul do país”, afirma Melissa Casali Cardoso, diretora da Steelmach.
A Gabiplast, representante exclusiva da petroquímica africana Sasol, estreou sua presença em feiras na Interplast 2010, com o enfoque institucional para fortalecer e ampliar a rede de contatos. Mesmo sem objetivo comercial comemora o fechamento de cerca de R$ 700 mil nos cinco dias do evento. “Nossa atuação é voltada para empresas de pequeno e médio porte, por meio de uma logística estruturada que permite o transporte em apenas 15 dias entre a África e o porto de Itajaí, onde estamos instalados”, explica Luciano Regis Dutra, gerente geral da Gabiplast.
Sem revelar números, a fornecedora de máquinas e equipamentos industriais Wittmann Battenfeld confirma o fechamento de negócios durante a feira e está satisfeita com rede de contatos estabelecida. “Santa Catarina e a região sul em geral é um mercado estratégico para o grupo, que aposta em fechamentos pós-feira em função das consultas realizadas no estande”, cometa Cássio Luis Saltori, engenheiro de vendas da Wittmann Battenfeld. Entre os diferenciais do grupo está a possibilidade de integração dos equipamentos, podendo estruturar uma linha industrial completa.
A HDB, importadora de máquinas, trouxe para a Interplast a tecnologia inovadora e pioneira para sopradoras, com o diferencial de ampliar a precisão, aproveitamento de 100% da matéria-prima, eliminando as sobras e o aumento de produtividade. Segundo Herbert Buschle, diretor-presidente da HDB, o equipamento é competitivo em relação aos convencionais disponíveis no mercado. “Estamos satisfeitos com os contatos estabelecidos com clientes brasileiros e uruguaios e as negociações iniciadas”, reforça.
A Sumitomo (SHI) Demag, que comercializa máquinas com tecnologia alemã no Brasil, em sua segunda participação na Interplast, também cita o fechamento de negócios. “Estamos satisfeitos com o nível de visitantes, incluindo decisores das organizações e pelo elevado nível de qualidade dos expositores, o que atribui credibilidade à feira”, destaca Christoph Rieker, gerente geral da Sumitomo (SHI) Demag do Brasil.
Em sua quarta participação na feira, a distribuidora de resinas termoplásticas Activas elogia a evolução crescente do evento. “A Interplast é uma das principais feiras do segmento, que traz tecnologia e elevado nível de visitantes”, diz Laércio Gonçalves, diretor geral da Activas. A região Sul é considerada estratégica pela empresa por absorver 14 mil toneladas/mês de resinas contra 3 mil toneladas/mês consumidas em todo o Nordeste.
Próxima edição será ampliada
Realizada a cada dois anos, a Interplast 2012 está agendada para o período de 20 a 24 de agosto, mantendo a Expoville como sede do evento, com a novidade de ampliação da área ocupada. O novo espaço terá 4 mil m², com capacidade para cerca de 150 novos estandes, abrigando a fila de espera dessa edição que já ocuparia 800 m². “Estamos avaliando um espaço alternativo para suportar o crescimento que a feira vem registrando a cada edição”, explica Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil.
Principais números de 2010
Número de expositores: 500 empresas – 25% superior a 2008
Área: 20 mil m² – 12% superior a 2008
Número de visitantes – 25 mil
Estimativa de negócios – mais de R$ 400 milhões (durante e pós-feira)
Países visitantes
Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Itália, Índia, Paraguai, Peru, Taiwan, Uruguai e Venezuela.
Estados visitantes
Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Inovação, sustentabilidade e reciclagem foram temas do Cintec Plásticos
Inovação, reciclagem, processos e sustentabilidade foram alguns dos temas que permearam as palestras e mini-cursos do Cintec Plásticos 2010 realizado em paralelo à Interplast. O evento reuniu profissionais e pesquisadores de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná e contou com mais de 350 participantes durante as exposições. O encerramento do evento, com o lançamento da "Régua da Inclusão", uma Patente da Sociesc, desenvolvida por alunos do Instituto Superior Tupy/ Sociesc, também atraiu cerca de 200 pessoas, ampliando o número de congressistas.
Responsabilidade social
A atuação no ensino, pesquisa e extensão do Instituto Superior Tupy (IST), da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), em Joinville, resulta em vários projetos que além de beneficiar a sociedade refletem em prática profissional e compromisso social envolvendo alunos, professores e a comunidade. Foi assim que surgiu a "Régua da Inclusão", produto inédito no Brasil que beneficia deficientes visuais cujo projeto e resultado foi apresentado fechando o Cintec Plásticos 2010. O projeto de ensino, pesquisa e extensão Régua de inclusão, sob coordenação da prof. Eliane Mafra envolveu acadêmicos dos cursos de graduação de Tecnologia em Design de Produto e Engenharias: produção mecânica, produção e plásticos. O produto, patenteado pela Sociesc, é pioneiro no Brasil e chama a atenção por unir a teoria e a prática acadêmica à responsabilidade social.
Fruto de pesquisas a partir das principais necessidades dos deficientes visuais, a "Régua da inclusão" é um instrumento multifuncional de caráter pedagógico planejado e adaptado, que visa auxiliar o processo de ensino, ajudando a proporcionar melhores condições de aprendizagem e independência às pessoas com deficiência visual. Como objeto auxiliar neste processo, tem como resultado viabilizar a autonomia e a integridade do indivíduo. A meta é desenvolver parcerias com empresas para produzir mais Réguas da Inclusão para beneficiar o maior número de pessoas com deficiência visual no Brasil, ampliando o número de jovens e adultos contemplados com o produto, melhorando a qualidade de vida da população com deficiência visual severa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que a população de deficientes visuais no Brasil chega 148 mil pessoas cegas totalmente e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar.
O Cintec Plásticos 2010 contou com o apoio da Apta, Color Fix, CNPq, CRQ13/SC, DOW, Fapesc e Ticona e foi considerado um sucesso pelos organizadores. A Sociesc, responsável pelo evento, já está com tudo pronto para o próximo congresso, o Cintec Fundição 2010, a ser realizado em setembro em conjunto com a Metalurgia 2010.
Fonte das informações:
Assessoria de Imprensa Interplast
Messe Brasil – http://www.messebrasil.com.br/ – 47 3451-3000
Simone Hülse Feuser/ Lilian Antunes Negri
simone@messebrasil.com.br – 47 9911-5501