quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tecnólogo em Eventos

Muito se fala em eventos e pouco se fala no profissional em eventos
O Tecnólogo em Eventos e sua profissionalização

Curso Superior de Tecnologia

É um curso de graduação, que abrange métodos e teorias orientadas a investigações, avaliações e aperfeiçoamentos tecnológicos com foco nas aplicações dos conhecimentos a processos, produtos e serviços. Desenvolve competências profissionais, fundamentadas na ciência, na tecnologia, na cultura e na ética, tendo em vista ao desempenho profissional responsável, consciente, criativo e crítico.

É aberto, como todo curso superior, a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo. Os graduados nos cursos superiores de tecnologia denominam-se tecnólogos e são profissionais de nível superior com formação para a produção e a inovação científico-tecnológica e para a gestão de processos de produção de bens e serviços e estão aptos à continuidade de estudos em nível de pós-graduação.

Tecnólogo em Eventos

Conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia; o Tecnólogo em Eventos atua em instituições de eventos, de turismo e em meios de hospedagem, prestando serviços especializados no planejamento, organização e execução de eventos sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, de lazer e outros. Domínio dos códigos funcionais e dos processos de interação dinâmica de todos os agentes integrados ao turismo e os variados aspectos culturais, econômicos e sociais da região em que atua, com consciência crítica acerca das orientações éticas, ambientais e legais, são fundamentais na atuação deste profissional.

O cenário apresentado é complementado pela área acadêmica que cada vez mais enfatiza a importância do setor por meio da estruturação de cursos de graduação e especialização de eventos, bem como na promoção de pesquisas e debates entre profissionais. Isto respalda o mercado quanto ao suprimento crescente de mão de obra qualificada; destaca a ABEOC Associação Brasileira de Empresas de Eventos).

Profissionalização

Os eventos surgem como uma prática especializada em planejar e organizar eventos, e que requer uma busca constante de alternativas de desenvolvimento norteada pelas características de cada tipo de evento, e principalmente, pela qualidade na gestão destes eventos, exigida por um mercado que alavanca a economia de uma localidade e que requer cada vez mais a profissionalização no setor.

Tal a relevância e a dinâmica do setor, o tecnólogo em eventos e sua profissionalização acabam surgindo como peça fundamental neste cenário ao mesmo tempo complexo, exigível e competitivo; mas fascinante pelos objetivos alcançados e sonhos realizados, e que se torna imprescindível a organização planejada de eventos, e que de certa forma ganham mais espaço no mercado com a regulamentação da profissionalização do tecnólogo em eventos conforme Resolução Normativa Nº 374, de 12 de novembro de 2009 do CFA. Baseado na RN nº 374/2009 o CRA/SC registrou em Joinville/SC o 1º Tecnólogo em Eventos de Santa Catarina. É o Tecnólogo em Eventos conquistando seu espaço no mercado e na legalidade do profissional no setor.

Desde o ano passado o CFA aprovou o registro para estes profissionais. Uma das vantagens de ser um profissional registrado é ser reconhecido no mercado de trabalho como uma pessoa qualificada e apta a exercer a profissão. Além disso, contará com o respaldo do Sistema CFA/CRAs para proteger os seus direitos profissionais e pelo reconhecimento da profissão; destaca Ana Gonçalves - Jornalista do Conselho Federal de Administração.
Jean da Silva Martins
Tecnólogo em Eventos
CRA/SC Nº 6-00116

Nenhum comentário:

Postar um comentário