sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sucesso da Metalurgia 2010

Sucesso da Metalurgia antecipa renovação de contratos para 2012

Exposição reúne 23 mil visitantes de 19 países e 14 estados brasileiros, com destaque para profissionais dos segmentos de fundição e automotivo.

A Metalurgia 2010, realizada de 14 a 17 de setembro, nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC, reunindo 450 expositores, já está com quase todos os espaços renovados para 2012, devido aos pedidos de reserva/renovação de espaços dos atuais expositores, incluindo solicitações de ampliação de áreas, e novos expositores interessados em participar. Para abrigar essa demanda, a Messe Brasil, organizadora do evento, já avalia um espaço alternativo para abrigar uma possível ampliação do evento. “Os dois pavilhões já foram 100% ocupados e para garantir esse crescimento, precisamos ampliar nossa estrutura física por meio de alternativas temporárias ou permanentes”, comenta Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil.

A feira recebeu 23 mil visitantes, 15% acima do público de 2008, vindos de 19 países e 14 estados brasileiros, com maior representatividade dos segmentos de fundição e automotivo, além de engenharia, eletrônica, eletroeletrônica, eletrodomésticos, serviços, entre outros. O principal percentual de visitantes, 39% é de decisores das organizações, 18% da área de pesquisa e 12% de planejamento. As principais áreas de interesse dos visitantes são matérias-primas, máquinas, equipamentos, insumos, fundidos, meio ambiente, modelação, ferramentaria e projetos.

A previsão dos organizadores é que a geração de negócios durante a feira e nos seis meses seguintes supere os R$ 450 milhões, em função de negociações e contatos iniciados no evento. Vários expositores já anunciaram a renovação dos contratos para 2012, satisfeitos com o sucesso dessa edição.

A percepção dos expositores

A Euroair especializada em soluções de meio ambiente já renovou o contrato para a Metalurgia 2012, mantendo a presença de seguidos anos. “A feira em Joinville sempre traz excelentes resultados para a empresa, inclusive melhores que exposições similares em SP. A localização é estratégica e atrai visitantes de todo o Sul, Sudeste e de outras regiões e países”, comenta Remo Camarotto, diretor da Euroair. A empresa anunciou o fechamento de dois projetos durante a Metalurgia, totalizando R$ 5 milhões. Segundo o dirigente os produtos da Euroair têm uma aceitação cada vez maior em todas as regiões do país, além da empresa atender os mercados da Argentina e Chile, e fornecer materiais para uma empresa parceira na Itália. Camarotto elogia a organização e beleza visual do evento. “Parece uma feira européia”, reforça.

A Votorantim Metais é outra empresa que já visualiza um novo espaço na Metalurgia 2012. Esse ano participou com o lançamento do manual Zamac, suprindo a carência de informação técnica desse produto no mercado. “A feira é estratégica pela força do pólo industrial da região que viabiliza oportunidades em zinco (presente na feira) e alumínio”, afirma Nataly Yuko Yoshino, do marketing de zinco da Votorantim Metais.

A Tupy novamente fez de sua presença da Metalurgia a oportunidade para aproximar o público visitante de produtos finais como automóvel, caminhão, trator e outras máquinas, para os quais a empresa fornece componentes, especialmente blocos e cabeçotes de motor. Para acomodar todos os veículos e ainda um gerador de energia, a empresa ocupou a maior área entre todas as negociadas, cerca de 400 m2. O veículo que de fato movimentou o estande da Tupy, atraindo uma multidão de curiosos, foi um carro Toyota Camry, da Fórmula Nascar, trazido dos Estados Unidos especialmente para a exposição. Ainda que não tenha saído do lugar, o Camry fez muito barulho e foi objeto de admiração dos apaixonados por velocidade. O motor desse veículo, desenvolvido pela Toyota Racing Development (TRD), está montado em um bloco fabricado pela Tupy em ferro fundido vermicular. O carro traz a assinatura do piloto Brian Vickers, da equipe Red Bull, que disputa a principal série da Nascar, a Sprint Cup. Um dos principais objetivos da Tupy, ao patrocinar e estar presente na Metalurgia, é mostrar à própria comunidade seu posicionamento atual, como uma das maiores fundições do mundo. “Queremos que Joinville se orgulhe do que possui, como a tecnologia de ponta para competir com igualdade no cenário internacional”, afirmou Luis Carlos Guedes, vice-presidente de operações e engenharia da Tupy.

A Vick levou para a Metalurgia uma inovação tecnológica para as fundições, um equipamento que permite reciclagem e quase 100% de reaproveitamento da areia de fundição. O principal diferencial é a operaração na superfície, o que lhe atribui o conceito de sustentabilidade. Os demais modelos disponíveis no mercado necessitam de um buraco abaixo do equipamento para funcionar, o que aumenta o risco de contaminação do meio ambiente. “Essa é a melhor feira em qualidade de visitante e pelos contatos realizados já garantimos nossas vendas até o primeiro semestre de 2011”, comemora Edson Vick, diretor-presidente da Vick.

O Grupo Voges, uma das maiores fundições do Brasil, estreou bem sua participação na Metalurgia e pensa em ampliar a participação na próxima edição. “Nossa presença é estratégica nessa região que ‘respira’ fundição, onde fizemos bons contatos”, destaca Roberto Viero, diretor geral da Fundição Voges. A empresa está construindo uma nova unidade industrial que amplia a capacidade produtiva em 80%, com início de operação previsto para 2012.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo – Sindimetal trouxe para a feira 12 empresas associadas, oportunizando a presença de pequenas e médias. “A região é estratégica para nossos associados e possibilitou bons contatos e possibilidades de negócios”, diz Paulo Ziegler, secretário-executivo de desenvolvimento industrial do Sindimetal.

Principais números

450 expositores em 283 estandes – aumento de 12% em relação a 2008
20 mil m² de área – 15% superior a 2008
23 mil visitantes – 15% superior a 2008
39% de decisores, 18% da área de pesquisa e 12% de planejamento
Estimativa de negócios – R$ 450 milhões em até seis meses pós-feira

Países visitantes

Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, EUA, França, Grã Bretanha/Irlanda, Índia, Itália, México, Paraguai, Peru, Tailândia e Venezuela.

Estados visitantes

Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Fonte das informações:
Assessoria de imprensa
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 47 3451-3000/9911-5501
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário