sábado, 28 de agosto de 2010

Interplast 2010 consolida R$ 400 milhões em negócios

Interplast 2010 consolida R$ 400 milhões em negócios e será ampliada na próxima edição
Número de visitantes chega a 25 mil, vindos de 19 países e 23 estados, com destaque para profissionais e empresários dos segmentos de embalagem, automotivo/autopeças, construção civil e linha branca.

O clima de satisfação é unânime nos estandes da Interplast 2010. Expositores comemoram o fechamento de negócios e importantes contatos que prometem resultados pós-feira. De acordo com a Messe Brasil, organizadora do evento, a estimativa de negócios nos cinco dias de evento e nos próximos seis meses, reflexo dos contatos iniciados, deve ultrapassar os R$ 400 milhões. O número de visitantes chegou a 25 mil, com profissionais vindos de 19 países, 22 estados brasileiros e do DF. Os segmentos de embalagem, automotivo/autopeças, construção civil e linha branca foram os de maior número no evento.

A Steelmach, fornecedora de máquinas e equipamentos importados, consolidou a venda de cinco máquinas durante a feira. Entre os equipamentos comercializados está o lançamento da empresa, uma máquina elétrica, livre de óleo e de ruído, compacta e que economiza 70% de energia em relação às convencionais. “Estamos satisfeitos com o resultado da feira e com a presença no mercado potencial, dinâmico e concorrido do sul do país”, afirma Melissa Casali Cardoso, diretora da Steelmach.

A Gabiplast, representante exclusiva da petroquímica africana Sasol, estreou sua presença em feiras na Interplast 2010, com o enfoque institucional para fortalecer e ampliar a rede de contatos. Mesmo sem objetivo comercial comemora o fechamento de cerca de R$ 700 mil nos cinco dias do evento. “Nossa atuação é voltada para empresas de pequeno e médio porte, por meio de uma logística estruturada que permite o transporte em apenas 15 dias entre a África e o porto de Itajaí, onde estamos instalados”, explica Luciano Regis Dutra, gerente geral da Gabiplast.

Sem revelar números, a fornecedora de máquinas e equipamentos industriais Wittmann Battenfeld confirma o fechamento de negócios durante a feira e está satisfeita com rede de contatos estabelecida. “Santa Catarina e a região sul em geral é um mercado estratégico para o grupo, que aposta em fechamentos pós-feira em função das consultas realizadas no estande”, cometa Cássio Luis Saltori, engenheiro de vendas da Wittmann Battenfeld. Entre os diferenciais do grupo está a possibilidade de integração dos equipamentos, podendo estruturar uma linha industrial completa.

A HDB, importadora de máquinas, trouxe para a Interplast a tecnologia inovadora e pioneira para sopradoras, com o diferencial de ampliar a precisão, aproveitamento de 100% da matéria-prima, eliminando as sobras e o aumento de produtividade. Segundo Herbert Buschle, diretor-presidente da HDB, o equipamento é competitivo em relação aos convencionais disponíveis no mercado. “Estamos satisfeitos com os contatos estabelecidos com clientes brasileiros e uruguaios e as negociações iniciadas”, reforça.

A Sumitomo (SHI) Demag, que comercializa máquinas com tecnologia alemã no Brasil, em sua segunda participação na Interplast, também cita o fechamento de negócios. “Estamos satisfeitos com o nível de visitantes, incluindo decisores das organizações e pelo elevado nível de qualidade dos expositores, o que atribui credibilidade à feira”, destaca Christoph Rieker, gerente geral da Sumitomo (SHI) Demag do Brasil.

Em sua quarta participação na feira, a distribuidora de resinas termoplásticas Activas elogia a evolução crescente do evento. “A Interplast é uma das principais feiras do segmento, que traz tecnologia e elevado nível de visitantes”, diz Laércio Gonçalves, diretor geral da Activas. A região Sul é considerada estratégica pela empresa por absorver 14 mil toneladas/mês de resinas contra 3 mil toneladas/mês consumidas em todo o Nordeste.

Próxima edição será ampliada

Realizada a cada dois anos, a Interplast 2012 está agendada para o período de 20 a 24 de agosto, mantendo a Expoville como sede do evento, com a novidade de ampliação da área ocupada. O novo espaço terá 4 mil m², com capacidade para cerca de 150 novos estandes, abrigando a fila de espera dessa edição que já ocuparia 800 m². “Estamos avaliando um espaço alternativo para suportar o crescimento que a feira vem registrando a cada edição”, explica Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil.

Principais números de 2010

Número de expositores: 500 empresas – 25% superior a 2008
Área: 20 mil m² – 12% superior a 2008
Número de visitantes – 25 mil
Estimativa de negócios – mais de R$ 400 milhões (durante e pós-feira)

Países visitantes

Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Espanha, EUA, Itália, Índia, Paraguai, Peru, Taiwan, Uruguai e Venezuela.

Estados visitantes

Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Inovação, sustentabilidade e reciclagem foram temas do Cintec Plásticos

Inovação, reciclagem, processos e sustentabilidade foram alguns dos temas que permearam as palestras e mini-cursos do Cintec Plásticos 2010 realizado em paralelo à Interplast. O evento reuniu profissionais e pesquisadores de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná e contou com mais de 350 participantes durante as exposições. O encerramento do evento, com o lançamento da "Régua da Inclusão", uma Patente da Sociesc, desenvolvida por alunos do Instituto Superior Tupy/ Sociesc, também atraiu cerca de 200 pessoas, ampliando o número de congressistas.

Responsabilidade social

A atuação no ensino, pesquisa e extensão do Instituto Superior Tupy (IST), da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), em Joinville, resulta em vários projetos que além de beneficiar a sociedade refletem em prática profissional e compromisso social envolvendo alunos, professores e a comunidade. Foi assim que surgiu a "Régua da Inclusão", produto inédito no Brasil que beneficia deficientes visuais cujo projeto e resultado foi apresentado fechando o Cintec Plásticos 2010. O projeto de ensino, pesquisa e extensão Régua de inclusão, sob coordenação da prof. Eliane Mafra envolveu acadêmicos dos cursos de graduação de Tecnologia em Design de Produto e Engenharias: produção mecânica, produção e plásticos. O produto, patenteado pela Sociesc, é pioneiro no Brasil e chama a atenção por unir a teoria e a prática acadêmica à responsabilidade social.

Fruto de pesquisas a partir das principais necessidades dos deficientes visuais, a "Régua da inclusão" é um instrumento multifuncional de caráter pedagógico planejado e adaptado, que visa auxiliar o processo de ensino, ajudando a proporcionar melhores condições de aprendizagem e independência às pessoas com deficiência visual. Como objeto auxiliar neste processo, tem como resultado viabilizar a autonomia e a integridade do indivíduo. A meta é desenvolver parcerias com empresas para produzir mais Réguas da Inclusão para beneficiar o maior número de pessoas com deficiência visual no Brasil, ampliando o número de jovens e adultos contemplados com o produto, melhorando a qualidade de vida da população com deficiência visual severa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) demonstram que a população de deficientes visuais no Brasil chega 148 mil pessoas cegas totalmente e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar.

O Cintec Plásticos 2010 contou com o apoio da Apta, Color Fix, CNPq, CRQ13/SC, DOW, Fapesc e Ticona e foi considerado um sucesso pelos organizadores. A Sociesc, responsável pelo evento, já está com tudo pronto para o próximo congresso, o Cintec Fundição 2010, a ser realizado em setembro em conjunto com a Metalurgia 2010.

Fonte das informações:
Assessoria de Imprensa Interplast
Messe Brasil – http://www.messebrasil.com.br/ – 47 3451-3000
Simone Hülse Feuser/ Lilian Antunes Negri
simone@messebrasil.com.br – 47 9911-5501

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