Santa Catarina é o quinto estado que mais realiza eventos e tem chamado público do Paraná
O mercado de feiras tem crescido consideravelmente no País. Segundo a Ubrafe (União Brasileira de Promotores de Feira) nos últimos vinte anos o número de eventos realizados mais que quadruplicou: passou de 38 anuais em 1992 para 172 previstos para ocorrerem até dezembro de 2010. Santa Catarina é o quinto estado que mais realiza eventos no País e tem atraído público do Paraná.
Nesse semestre, Joinville – cidade mais populosa e com o maior PIB de Santa Catarina – recebe duas feiras que são consideradas as maiores em seus segmentos na América Latina: a Interplast 2010 (Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico), em sua sexta edição, de 23 a 27 de agosto, e a Metalurgia 2010 (Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Forjaria, Alumínio e Serviços), em sua sétima edição que ocorre de 14 a 17 de setembro. Especializadas nos respectivos mercados, as feiras atraem expositores e público da área técnica.
“Santa Catarina é o segundo estado em volume de transformação de plásticos no Brasil, isto devido ao grande número de empresa da área de construção civil na região. Já no setor de fundição, temos a maior empresa de fundição das Américas, a Tupy, que atende toda a cadeia de fornecedores. O estado também ocupa o segundo lugar na produção de fundidos no Brasil, por isso essas feiras chamam a atenção de públicos de vários locais do País”, explica o organizador das feiras, Richard Spirandelli, gerente de marketing da Messe Brasil.
Serviço:
Interplast 2010 - Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: 23 a 27 de agosto de 2010
Horário: 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville (SC)
Mais informações: http://www.messebrasil.com.br/
Metalurgia 2010 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: de 14 a 17 de setembro de 2010
Horário: das 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville (SC)
Mais informações: http://www.messebrasil.com.br/
Interplast reúne fornecedores do setor plástico na maior feira do setor da América Latina em 2010 e e amplia área em 12%
A Interplast 2010, sexta edição da Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico, acontece de 23 a 27 de agosto, nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC. Realizada a cada dois anos pela Messe Brasil Feiras e Promoções, a Interplast congrega a exposição de máquinas e equipamentos da transformação, dispositivos auxiliares e matéria-prima e o Cintec 2010 Plásticos que debate temas de gestão de meio ambiente e processos. Dessa forma, o evento reúne teoria e prática em um único local com o objetivo de desenvolver a indústria do plástico no Brasil.
A Interplast é a maior feira do plástico em espaço ocupado e número de expositores, realizada na América Latina em 2010 e a maior da região sul desse setor. O número de expositores cresceu 25% em relação a 2008, totalizando 500 empresas. A feira ocupará uma área de 20 mil m², 12% maior que a de 2008.
A Interplast é referência pelas soluções e alternativas de modernização do parque fabril da região sul e reúne as principais empresas do mercado nacional e internacional, que trazem o que há de mais moderno na área tecnológica da cadeia do plástico, de matéria-prima a compostos, pigmentos, periféricos, ferramentaria e máquinas em geral. Além de empresas representando todos os estados brasileiros, o evento reúne expositores de outros sete países – Alemanha, Canadá, EUA, China, Taiwan, Argentina e Turquia.
Joinville concentra a posição como um dos principais pólos transformadores de plástico do país e líder nacional em transformação de PVC. O estado de Santa Catarina tem a maior produção de produtos plásticos na relação com o total da economia entre todos os estados brasileiros. Em termos absolutos, está atrás apenas de São Paulo. Três segmentos se destacam em âmbito nacional: o de produtos para construção civil na região de Joinville, o de descartáveis na região de Criciúma e o de embalagens, que está mais espalhado pelo Estado, com importante presença no Oeste, no Sul e na grande Florianópolis.
Santa Catarina tem 900 indústrias de transformação de plástico, responsáveis por 33 mil empregos e o faturamento anual foi de cerca de R$ 8 bilhões em 2009. O volume de produção anual é de 1,1 milhão de tonelada. São Paulo tem uma produção que gira em torno de 2,6 milhões de toneladas por ano.
A estimativa dos organizadores é que o número de visitantes da Interplast ultrapasse os 25 mil profissionais do setor que estiveram na feira em 2008. “As constantes inovações e o crescimento do setor no mercado, fazem com que a busca de novas tecnologias e conhecimentos seja uma constante para indústrias e profissionais e a procura deve ser ainda maior em 2010 com a retomada da economia”, comenta Richard Spirandelli, gerente de Marketing da Messe Brasil.
A estimativa de crescimento do setor apontada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) é de 6% em 2010, igualando-se aos números alcançados em 2008, antes da crise econômica. Segundo Merheg Cachum, presidente Abiplast, feiras como a Interplast são excelentes oportunidades de negócio para a indústria de transformação. “A feira reúne expositores do mesmo segmento, permitindo uma avaliação dos recursos disponíveis no mercado e do que é mais vantajoso para o processo produtivo de cada organização, facilitando a escolha dos fornecedores”, comenta.
Workshops movimentam o setor e trazem novidades
A programação para o dia 24 de agosto dos Workshops na feira Interplast 2010, traz temas como inovação, redução de consumo, isenção de IPI para reciclados entre outros.
Os sindicatos do setor plástico de SC, RS e PR reúnem-se numa mobilização e organização do setor de reciclagem. As entidades defendem a imediata isenção do IPI para produtos reciclados – Projeto de Lei PLS 510/2009, entre outras demandas para incentivar e recuperar o setor de reciclagem. O evento está agendado para 24 de agosto, das 9 às 12 horas, no auditório da Sociesc. O workshop conta também com palestras sobre a nova lei de resíduos sólidos, projeto de lei para reciclados e pesquisa e dados do setor de reciclagem.
O Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij (Nuferj) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) debatem o tema “Importação de moldes novos e usados”. O objetivo é analisar as portarias 084/10 e 08/91 que regulamentam a importação de ferramentarias e propor ao governo mudanças para a manutenção da competitividade das empresas brasileiras. “As mudanças são uma questão de sobrevivência para as empresas no mercado. Caso não ocorram, as ferramentaria brasileiras em poucos anos podem ser extintas do mercado”, comenta Darceo Schulz, presidente da Nuferj. Somente na região de Joinville, o número de ferramentarias chega a 450. A reunião/workshop está agendada para 24 de agosto, das 14h30 às 16h30, no auditório da Expoville.
O Sindicato da Indústria de material Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc) realiza workshop “O novo cenário da indústria petroquímica no Brasil e os desafios para o setor plástico”, dia 24 de agosto, às 16h30, no auditório da Expoville, durante a Interplast. A palestra será com o engenheiro químico Otávio Carvalho, diretor da Maxiquim.
Ainda no dia 24 de agosto no auditório da feira Interplast 2010, a RBE Gestão Estratégica de Energia realiza o workshop “Comercialização de energia no mercado livre”, evidenciando oportunidades de compra e o case da Ciser. A apresentação inica ás 19h e será conduzido pelos especialistas em energia Paulo Mayon, diretor da Compass Comercializadora de Energia, e Sandro Bittencourt de Souza, gerente da RBE. “A gestão eficiente da energia passa por avaliação do perfil energético, gestão estratégica contínua da energia elétrica, e gestão financeira, jurídica e institucional. O case da Ciser mostra na prática o projeto de geração de valor, desenvolvido por meio de soluções que geram resultado”, explica o gerente da RBE.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Messe Brasil – http://www.messebrasil.com.br/ – 47 3451-3000
Simone Hülse Feuser – simone@messebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário