quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Interplast 2010 - Workshop mostra vantagens de comprar energia no mercado livre

Workshop mostra vantagens de comprar energia no mercado livre
Economia para as empresas varia de 10 a 30% dependendo do segmento.

Durante a feira Interplast 2010, que acontece até sexta-feira, 27, na Expoville, expositores e visitantes conferiram o workshop “Comercialização de Energia no Mercado Livre”, com demonstração das vantagens de migrar para esse modelo. Paulo Mayon, sócio-diretor da Compass Comercializadora de Energia Elétrica, apresentou as Oportunidades de comprar energia no mercado livre. “Esse mercado hoje gira em torno de 20% do consumo do país e cerca de 720 empresas participam dele”, revela.

As vantagens práticas de migrar para o mercado livre de energia foram pontuadas com o case da Ciser na palestra: “Desmistificando o mercado livre de energia – case Ciser”, com Sandro Bittencourt de Souza, gerente de negócios da RBE. Para ele a principal vantagem da migração é econômica, além da ampliação da competitividade. “O mercado livre nos forneceu uma previsibilidade dos custos da energia e a Ciser teve como principal benefício a livre negociação e clareza sobre a formação do preço”, explica Souza. Segundo o especialista a economia que as empresas obtêm varia de 10 a 30%, dependendo do segmento. “Para a indústria do plástico a economia é de cerca de 13%”, acrescenta.

A RBE, Gestão estratégica de Energia, é uma empresa do grupo Ciser que coloca a serviço das indústrias as soluções que deram certo no projeto da Ciser. “Nosso conhecimento é proveniente da pesquisa e da prática. Aprendemos fazendo e aplicando o conhecimento no parque fabril, o que trouxe a experiência de mercado e processos para a RBE”, diz Souza.

Impactos da energia

Atualmente a energia se transformou em um insumo importantíssimo e caro para as atividades econômicas, por isso, as indústrias e grandes empresas têm migrado cada vez mais para o mercado livre. “Agora já estamos na segunda fase da migração abrangendo empresas com menor potencial consumo menor, considerando que a condição especial para uso desse modelo é que os consumidores tenham demanda contratada de no mínimo 500KV”, explica de Souza.

O Brasil vêm buscando sustentabilidade em todas as áreas e, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPE), o país é líder mundial em energias limpas. SC está em terceiro lugar como o estado que mais contrata fontes renováveis, uma demonstração que os empresários catarinenses têm como ação principal em suas empresas adotar o uso de energia limpa.

Além do worksohp, a RBE está disponibilizando em seu estande, profissionais especializados para efetuar simulações aos empresários que pretendem conhecer o custo benefício da migração para o mercado livre de energia elétrica.

Serviço:
Interplast 2010 – Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: de 23 a 27 de agosto de 2010
Horário: das 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC
Organização: Messe Brasil
Credenciamento online antecipado: http://www.interplast.com.br/

Fonte:
Assessoria de Imprensa
Messe Brasil – http://www.messebrasil.com.br/ – 47 3451-3000
Simone Hülse Feuser / Lilian Antunes Negri
simone@messebrasil.com.br – 47 9911-5501

Nenhum comentário:

Postar um comentário