sexta-feira, 19 de março de 2010

Tipos de eventos

Os eventos são apresentados sob diversos tipos ou modalidades de acordo com sua natureza, fato gerador, público, objetivos, área ou local.

De forma ampla, são classificados em diversos segmentos apresentando suas principais características.

Entretanto, abaixo as características básicas dos principais eventos realizados, enfatizando de forma simples e objetiva alguns dos mais diversos eventos existentes que promovem o desenvolvimento de atividades complementares no processo administrativo.

AULA MAGNA

Tipo de evento que exige cerimonial apropriado. É o primeiro contato do acadêmico (calouro) no universo de uma faculdade, onde há uma palestra expositiva de um(a) renomado(a) empresário(a) ou político abordando um tema atual e significante para o público-alvo; seguido da apresentação da instituição e toda sua estrutura operacional e administrativa.

CAFÉ DA MANHÃ

Servido nas primeiras horas da manhã, compõe-se basicamente de uma variedade de itens, que podem conter bebidas (café, chá, chocolate, água e sucos) e alimentação (tortas, torradas, bolos, bolachas etc.).

COFFEE BREAK

Intervalo para o café, pois são oferecidos petiscos de rápido consumo (incluindo salgados, doces e bebidas) nas interrupções dos eventos, dispostos em mesas na saída das salas de reunião ou num canto dela.

COQUETEL

É a reunião social de pessoas na qual o serviço tanto pode ser feito por atendentes que circulam entre elas oferecendo A&B aos presentes, como estes podem se servir das comidas e bebidas dispostas sobre uma mesa ou bancada.

O coquetel caracteriza-se também como uma recepção simples pela informalidade dos serviços, liberdade e descontração no vestuário dos participantes.

CURSO

Este evento é dirigido para um público interessado, previamente inscrito e selecionado. Por meio de aulas, palestras e outros formatos; os participantes buscam aprendizado específico, com especialistas no assunto a ser abordado.

DATA COMEMORATIVA

São datas escolhidas para relembrar eventos históricos, conquistas importantes ou lutas que ainda estão sendo travadas por um grupo. Muitas delas possuem alcance internacional enquanto outras podem ser especificas para um país ou região; isto é, são atos em que se celebra ou homenageia uma profissão ou status.

ENCONTRO

É um evento que reúne pessoas de uma categoria para debater sobre temas apresentados por participantes convidados, e têm por característica a oposição de idéias sobre o mesmo assunto, objetivando apresentar trabalhos e estudos, além de trocar experiências relativas à área em questão.

EXPOSIÇÃO

É uma exposição pública de uma produção artística, industrial, técnica ou científica, isto é; é uma apresentação de objetos ao público sobre um tema específico.

FEIRA

É uma exposição organizada de forma que as empresas de um segmento específico possam expor e demonstrar os seus novos produtos e serviços. Algumas feiras são abertas ao público, enquanto outras só podem ser freqüentadas por profissionais do setor e membros da imprensa.

É um evento com eficácia comercial, por estabelecer o contato direto entre empresa e usuário. O principal objetivo de uma feira é proporcionar contatos com os canais de comercialização.

As feiras em ambientes institucionais normalmente acompanham eventos acadêmicos e de classe, objetivando aproximar o público técnico dos interesses comerciais das empresas expositoras.

FESTA

É um dos formatos mais importantes entre os eventos sociais. Uma festa é uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou fatos importantes. As variantes mais comuns de festas são as de aniversário, as de confraternização e as religiosas em comemoração a certa crença de certa religião.

LANÇAMENTO DE LIVRO

De natureza simples, na maioria das vezes, requer na arrumação do salão apenas mesas para autógrafos e para a venda do livro. A opção de A&B mais solicitada neste evento é o coquetel.

MOSTRA

Exposição com caráter circular, ou seja, itinerante, que percorre vários locais.

PALESTRA

Apresenta características de uma conferência com menor formalidade, consiste na apresentação de um tema para uma platéia com algum conhecimento sobre o tema. A palestra pode ser proferida sob a forma de uma simples narrativa de fatos ou por meio de um ciclo de palestras. Permite a participação da platéia com perguntas oral ou escrita durante ou após a explanação.

REUNIÃO

Consistem em contato direto de várias pessoas, normalmente de breve duração com uma pauta preestabelecida para discussão de fato, análise de situações e planejamento de atividades e trabalhos. A produtividade de uma reunião depende do relacionamento pessoal e técnico dos participantes e da capacidade de liderança do coordenador dos trabalhos para desenvolver a pauta e o andamento dos assuntos de forma ordenada, ágil e eficiente.

As reuniões caracterizam-se por apresentar em geral um ambiente de descontração e liberdade para a abordagem dos temas.

SEMANA

Designa o evento que, com a duração de sete dias ou de cinco dias (no caso de instituições) envolve os participantes em vários acontecimentos durante esse período. Pode ser acadêmico (reunião de estudantes, apoiada por profissionais e coordenada pelos professores) ou empresarial (atividades dedicadas a um único tema).

SEMINÁRIO

É um evento técnico ou profissional, administrado por um coordenador que domine o assunto. Reúne pessoas de mesmo nível e qualificação, as quais, estruturadas em grupos ou em salas menores, discutem aspectos técnicos de um mesmo tema. O assunto exposto é de conhecimento da platéia. Tem como objetivo fornecer e somar informações de temas já pesquisados. Divide-se em 3 fases: Exposição: orador previamente convidado, realiza uma pesquisa e leva a sua contribuição para o grupo; Discussão: o assunto em pauta é debatido e detalhado em todos os seus aspectos; Conclusão: quando um coordenador, polarizando as opiniões dominantes, propõe à aprovação do grupo às recomendações finais do seminário.

SHOW E APRESENTAÇÃO CULTURAL

Trata-se de uma apresentação para um público-alvo especifico, com o objetivo de oferecer entretenimento pela música, dança e atividades culturais.

DEMAIS EVENTOS

Os eventos que necessitam formas específicas para desenvolver com maior segurança as atividades, é baseado no conhecimento sobre o Decreto (Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, que aprova as Normas do Cerimonial Público e Ordem Geral de Precedência) do Protocolo (regula o cerimonial, determinando a precedência, o tratamento e os lugares), as regras do Cerimonial (organização do evento) e as normas da Etiqueta (comportamento das pessoas), que aliados ao comprometimento e a atitude, possibilita ao profissional realizar uma cerimônia adequada, tornando que as personalidades (convidados) tenham a posição e o tratamento de direito, permitindo administrar a cerimônia conforme o planejado.

Jean Martins
Parte Integrante do Manual do Núcleo de Eventos
Setembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário