sexta-feira, 19 de março de 2010

Endomarketing

O Endomarketing surgiu em meados da década de 1970, a partir da necessidade de se desenvolver alternativas para encantar os clientes internos das empresas, isto é, os funcionários. Essa idéia fundamentou-se na consolidação de imagem corporativa para os colaboradores, motivando-os ao trabalho.

Pois se a empresa espera atingir objetivos lá fora, precisa se certificar que todos nela estão comprometidos com esse objetivo.

Os últimos anos têm se caracterizado por mudanças profundas no ambiente econômico e político; estas mudanças, por sua vez, afetam significativamente as organizações no que diz respeito às relações entre trabalhadores e empresa, ao processo de produção, as estruturas ocupacionais e ao treinamento, aos esquemas de recompensa e, por fim, aos padrões educacionais e as habilidades exigidas.

Neste sentindo, o sucesso das organizações hoje está ligado, mais do que nunca, a fatores que vai muito além da manutenção de uma prática gerencial tradicional que enfatiza uma simples logística de pessoal, cujos gestores apresentam unidades ou departamentos de cunho administrativo caracterizados por forte burocratização e escassa capacidade de inovação.

O Endomarketing, política que se volta à valorização dos empregados, merece toda a atenção que se presta às políticas orientadas ao público externo, visto que a satisfação das necessidades e desejos dos trabalhadores os habilita a satisfazer as necessidades e desejos de seus clientes.

A disseminação do conceito de Endomarketing e de cliente interno é significativa e relevante para desempenho das atividades organizacionais, em específico, aquelas relacionadas à gestão de pessoas. Desta forma, o Endomarketing passou a contribuir para a valorização do público interno e sua importância estratégica, maximizando fluxo de comunicação e relacionamento entre colaboradores.

Endomarketing é a visão do empregado como cliente e visão de cargos como produto e a partir daí um esforço para oferecer um produto interno que satisfaça os desejos e necessidades destes clientes, enquanto se procura atingir os objetivos da organização.

Portanto, as empresas estão começando a perceber a relevância de seus funcionários para que possam atingir seus reais objetivos. E tanto pode ser verdade, que muitas delas estão implantando o Endomarketing, que tem uma alta capacidade de tocar o relacionamento de cada funcionário, a ponto destas mesmas organizações estarem dispostas a aceitar sugestões e reclamações dos consumidores internos. É a visão do funcionário como parceiro que é estimulado a envolver-se, dedicar-se, participando ativamente e de forma integral, do processo de tomada de decisões de modo a agregar valor às empresas e ao próprio conhecimento.

A comunicação e o Endomarketing se expandiram tanto, que hoje é fator preponderante para o funcionário perceber o quão ele é importante para o crescimento de uma empresa. Por esse motivo às empresas se utiliza de novos métodos e novas formas de comunicação que façam a diferença para o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores. O Endomarketing é o que estava faltando nas organizações para terem um maior relacionamento com seus funcionários de todos os setores, estimulando-os a manterem uma aproximação maior com os clientes no que se refere a um atendimento com produtividade e qualidade.

A importância do Endomarketing é tão grande, que visa um melhor entrosamento entre diversas áreas, por isso, é preciso uma união constante entre todos, pois o trabalho em equipe é fundamental para o progresso de desenvolvimento de uma organização, e também para um eficaz gerenciamento de informações entre todos os seus componentes. Esse novo conceito está ligado a uma nova abordagem do mercado, que está relacionado com um ambiente dinâmico, em que mudanças são freqüentes e fazem parte da rotina.

Trata-se da nova abordagem do Marketing a fim de atingir também os recursos humanos de modo que os funcionários das empresas, se motivados, se comprometem na obtenção de melhores resultados. Assim, o funcionário que está motivado com seu trabalho cria vínculos com a instituição, tornando os objetivos organizacionais os seus próprios objetivos, ou seja, vestindo a camisa para o pleno desenvolvimento e conquista de metas e resultados.

Acima de qualquer expectativa o Endomarketing é uma ferramenta responsável pela comunicação e transformação da imagem corporativa para os funcionários. Com essa ferramenta as empresas podem se vender efetivamente aos seus colaboradores a sua estrutura, objetivos, metas, mensurar expectativas dos clientes internos e a partir dos dados necessários, trabalhar a fim de prover as melhores condições de clima e interação entre os colaboradores.

O Endomarketing mostra que é uma ferramenta de marketing que veio para se consagrar como chave para os processos internos das empresas, trabalhando diretamente a motivação dos funcionários, ampliando comunicação, participação no aprimoramento dos serviços, e agregando valor para os clientes externos, seja na qualidade da prestação de um simples atendimento, seja na qualidade dos produtos e serviços vendidos. Isso significa que funcionários bem informados têm melhores condições de interagir e entender os objetivos das empresas, facilitando o percurso até o alcance das metas. Uma vez que estas metas sejam bem compreendidas, torna-se viável envolver pessoas no processo, para que atuem com empenho e dedicação em suas atividades. Tão ou mais importante que a comunicação em uma área, é levar as informações de forma mais rápida e objetiva a todos os colaboradores.

A satisfação do cliente interno é de extrema relevância para a obtenção de resultados satisfatórios junto ao cliente externo. Não é mais novidade, porém satisfazer pessoas não se constitui em tarefa fácil à medida que todos têm expectativas, vontades, necessidades e perspectivas distintas. Essa realidade não faz parte somente do ambiente externo às empresas, mas também do ambiente interno, o que também não é novidade. Seguindo esta lógica é importante perceber que as pessoas gostam de ser reconhecidas, respeitadas, bem tratadas e inseridas em um contexto social.

Dizer que um colaborador é importante no contexto empresarial pode ser interessante e até motivador por alguns dias, porém é preciso fazer com que o colaborador compre esta idéia, reflita sobre a sua participação nos processos, ou seja, é necessário convencê-lo efetivamente de que ele é importante, mas não para obter um sorriso momentâneo ou uma falsa expectativa e sim, para que o colaborador se veja como parte integrante de uma estrutura que agrega valor a empresa, ao clima organizacional e os clientes externos.

A motivação de funcionário para o trabalho não depende somente de um esforço particular dos colaboradores da base operacional. É muito importante que a motivação torne-se uma reação em cadeias. A alta gestão deve estar comprometida e motivada com os objetivos da empresa. Desta forma é possível que os funcionários vejam em seus gestores diretos ou não, pessoas que acreditam no que fazem e falam a fim de consolidar o comprometimento com a organização.

Além de todo o processo que envolve a motivação dos funcionários na obtenção de melhores resultados com base no comprometimento levado pela satisfação com o trabalho, é importante reconhecer publicamente um trabalho bem feito, verificar se o funcionário dispõe os melhores meios para desempenhar suas atividades, enfatizar a preocupação da empresa com os colaboradores e até mesmo recompensá-lo através de premiações e ações que elevem o moral perante a equipe de trabalho. Com isso as empresas, de certa forma, tornam o agente premiado um parâmetro de motivação para que outros possam, também atingir altos patamares em seus resultados.

BRUM, Analisa de Medeiros.
Endomarketing: como estratégia de gestão.
Porto Alegre: Editora L&PM, 1998.

CERQUEIRA, Wilson.
Endomarketing: educação e cultura para a qualidade.
Rio de Janeiro: Editora Qualitymark, 2002.

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