sexta-feira, 19 de março de 2010

Evento

Evento é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas, realizado em data e local especial, com objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos, estabelecendo contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa e científica (ZANELLA, 2006).

Para Britto & Fontes (1997, p. 66), “Eventos são todos os acontecimentos previamente planejados, organizados e coordenados de forma a contemplar o maior número de pessoas em um mesmo espaço físico e temporal, com informações, medidas e projetos sobre uma idéia, ação ou produto, apresentando os diagnósticos de resultados e os meios mais eficazes para se atingir determinado objetivo”.

O evento é muito mais do que o planejamento, a programação, a execução e o monitoramento de uma seqüência de atividades destinadas a um público específico e realizadas em local apropriado. O evento deve ser pensado como uma atividade econômica e social que gera uma série de benefícios para os empreendedores, para as instituições, para a cidade promotora, para o comércio local, restaurantes, hotéis e para a comunidade (BRITO & FONTES, 2002).

Os eventos são, incontestavelmente, o maior e melhor meio de desenvolvimento nacional, do fomento da economia e da geração de empregos e, é visto que, autoridades governamentais, empresas privadas e diversos profissionais já estão cientes dos benefícios causados por tal atividade. O setor é responsável pela geração de grande número de empregos; entretanto, encontramos, no mercado de eventos, inúmeros profissionais, se aventurando, sem conhecimento sobre as peculiaridades do setor, muitas vezes, tal situação acarreta desilusões aos participantes, aos clientes e pode, ainda, não trazer os resultados esperados (FERNANDES, 2004).

Para Britto & Fontes (2002), “o profissional de eventos, entre outras qualidades, deve ser seguro, gerando confiança para o cliente e para os funcionários; disciplinado, respeitando prazos, verbas, reuniões; ter flexibilidade, aceitando sugestões, adequando propostas, mudando etapas de trabalho; ter raciocínio rápido, entendendo a capacidade, os anseios e as expectativas dos clientes e funcionários; ter preparo físico, disposição e saúde; ser realista, percebendo os limites, as opções e saber usá-las sabiamente; ter paciência infinita, exercendo o autocontrole e a serenidade”.

Jean Martins
Parte Integrante do Manual do Núcleo de Eventos
Setembro de 2007

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