segunda-feira, 22 de março de 2010

Mercado de Eventos

O crescimento do mercado de eventos ao mesmo tempo em que cria oportunidades, acaba tornando-o competitivo e ao mesmo tempo exige uma profissionalização em conceber, planejar e executar os eventos para que se tenha resultados surpreendentes.

O mercado de eventos é formado 90% por pequenas e médias empresas e conta com profissionais cujo domínio da expertise é cada vez mais preponderante.

O planejamento estratégico, um banco de dados estruturado; o domínio de idiomas e a excelência na prestação de serviços são alguns aspectos relevantes no desenvolvimento da atividade.

O peso do setor de eventos no Brasil acentua-se nos últimos anos, cujo papel significativo é comprovado pela 7ª. posição no ranking da ICCA como o país que mais recebe eventos internacionais no mundo.

Outro fato marcante do setor de eventos é o reconhecimento como uma das seis atividade econômicas relacionadas à cadeia produtiva do turismo, inserida na nova LGT.

A regulação da atividade é uma vantagem atribuindo tão somente às organizadoras de eventos o direito de exercício da profissão. Consideram-se as empresas organizadoras todas as empresas que tem como objeto social a prestação de serviços de gestão, planejamento, administração, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos.

O cenário apresentado é complementado pela área acadêmica que cada vez mais enfatiza a importância do setor por meio da estruturação de cursos de graduação e especialização de eventos, bem como na promoção de pesquisas e debates entre profissionais. Isto respalda o mercado quanto ao suprimento crescente de mão de obra qualificada.


Fonte: http://www.abeoc.org.br. Acesso em: 21 mar. 2010.

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