sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Projeto básico para evento

Projeto básico para evento
Como fazê-lo?

Ao querer desenvolver um evento, muitos se perguntam, como começar? Muitas vezes nós idealizamos o evento, mas ao mesmo tempo temos dificuldade em escrevê-lo; nesse momento é relevante saber que a concepção e planejamento de um evento deverão ser precedidos de estudo de viabilidade para análise das condições e capacidade da entidade promotora para sua realização.

Lacombe (2003, p. 162) define planejamento como “um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado”.

Meirelles (1999, p. 37) considera o planejamento um “fator fundamental ao desenvolvimento de qualquer atividade e, de modo especial, para a organização de eventos, permitindo a racionalização das atividades, o gerenciamento dos recursos disponíveis e a implantação do projeto”.

Portanto, podemos dizer que o planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.

Embora a concepção e o planejamento sejam essenciais para execução de um evento, é necessário que a pessoa responsável pelo projeto do evento tenha conhecimento de como escrevê-lo. Dessa forma, para ajudá-lo a elaborar o projeto de evento, em que podemos definir como um resumo da idéia do evento, colocando no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento das atividades de um evento; na sequência um modelo básico de projeto para que você possa adequar ao seu evento.

1. EVENTO
  • Empresa promotora
  • Empresa organizadora
  • Cidade-sede
  • Local do evento
  • Tema
  • Objetivo geral e específicos
  • Justificativa
  • Público-alvo
  • Número previsto de participantes
  • Descrição do evento
  • Período de realização do evento
  • Inscrições e informações
  • Recursos necessários: Humanos, Materiais, Divulgação, Audiovisuais etc.
  • Instalações
  • Serviços: Logística, Hospedagem, Alimentação, Sonorização, Decoração, Estacionamento, Segurança, Limpeza, Foto e Filmagem etc.)
  • Demais serviços
  • Infra-estrutura
  • Divulgação interna e externa
  • Previsão orçamentária
  • Cronograma
  • Resultados esperados
  • Pós-evento
Se a primeira fase for bem feita, a realização do evento tem grande possibilidade de ser um sucesso, pois haverá uma boa base para que a organização da estrutura operacional do evento possa acontecer sem grandes problemas.

Veja também alguns tipos de eventos:

NÚCLEO DE EVENTOS JOINVILLE
Assessoria | Cerimonial

JEAN DA SILVA MARTINS
Tecnólogo em Eventos
CRA/SC Nº 6-00116

Nenhum comentário:

Postar um comentário